ter, 25 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Influenciar faz bem?

No final de semana li um artigo cujo era “O trabalho que dá aparentar felicidade”, do médico J. J. Camargo, um craque no consultório e nas letras. Refleti sobre o momento atual onde “parecer feliz” é quase uma obsessão. A busca deste estereótipo ignora idade, classe social, profissão. Parece uma sombra: quanto buscada, menos alcançada.
Em tempos de massacre das redes sociais, a busca da imagem pública perfeita esconde inúmeras mazelas. Torna-las públicas, porém, soa pecado, crime hediondo. Ser bonito, feliz, viajar a lugares paradisíacos ou frequentar eventos chiques é o modelo ideal. Sem disso, muitas pessoas sentem-se alija-das do convívio social como se fossem portadores de uma doença contagi-osa.
Ser humano analógico, usuário do básico de tecnologia, tenho enorme dificuldade para manusear ferramentas que facilitam meu cotidiano. Uso o aplicativo do Banrisul, afinal, isso permite pagar as contas sem precisar ir ao banco, embora não dispense as visitas à minha gerente, a competente Patrícia Hexsel Rosa.
Fico encafifado – leitores com menos de 50 anos terão que recorrer ao Google, eu sei! – diante da figura do “influencer”. Despido de preconceito tento imaginar a vida dos seguidores desses que possuem milhões de fãs que, antes mesmo de acordar, clicam para saber o que o ídolo está fazendo.
Quando deparo com reportagens sobre estes influenciadores pergunto porque as pessoas têm necessidade de acompanhar cada suspiro destes cam-peões da internet. E porque tantos precisam reproduzir expressões, copiar roupas, gostos, gírias e o modo de vida nas 24 horas do dia.
Ídolos sempre existiram e para todos os gostos. Vi que o apartamento de milhões de reais de um influenciador foi arrombado e levaram vários objetos, como um relógio de R$ 1 milhão, destaque das postagens dias antes. Menino de infância pobre, a vítima do furto ostenta luxo, riqueza. Será uma inspiração positiva para os jovens? Opinião é como impressão digital: cada um tem a sua, única e personalizada. Portanto, há gosto para tudo!

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Passam de 20 as moções de apoio ao PL de Rodrigo Lorenzoni que extingue taxa do CRLV

Depois de dois pedidos de vista, o projeto do deputado Rodrigo Lorenzoni que acaba com a taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos vai ficar mais uma semana na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa RS. Na sessão desta terça-feira (25/03), a ausência do relator foi o motivo da não votação. Ainda que permaneça

Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS)

Nota oficial – O empréstimo do Lula

Como líder da oposição, expresso veementemente minha preocupação com as recentes declarações da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, incentivando os trabalhadores a aderirem ao novo programa de empréstimo consignado com garantia do FGTS, apelidado de “empréstimo do Lula”. Essa postura é alarmante por diversos motivos que afetam diretamente a vida financeira dos brasileiros. Primeiramente, é evidente o caráter eleitoreiro

Mapa com as rotas de deslocamentos para veículos durante o carnaval.

CARNAVAL PROVOCA MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Trechos do principal acesso à cidade e outras ruas da região sofrerão alterações devido ao Carnaval de Rua de 2025