sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Conhece a médica veterinária santanense Luciana Borba fiscal agropecuária do RS

“Eu sempre gostei muito de cavalos, sou natural de Santana do Livramento, filha de produtores rurais. Quando decidi fazer veterinária, já sabia que queria trabalhar na área de equinos”. Assim se define Luciana Borba, de 34 anos, que está na Secretaria da Agricultura como fiscal estadual agropecuária desde 2017.

Logo após a conclusão do curso de medicina veterinária e antes de entrar na Secretaria, foram cinco anos de muitas experiências e estudos nesta área. “Após a graduação em 2012, na Universidade Federal de Santa Maria, trabalhei algum tempo na Argentina em um hospital de equinos. Depois regressei para fazer residência, mestrado e doutorado na área de equinos, com ênfase em obstetrícia e neonatologia, na Universidade Federal de Pelotas”.

Em 2017, quando começou seu trabalho na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Campinas do Sul, regional de Erechim, se deparou com uma realidade bastante diferente da região de fronteira. “Hoje, na minha região de atuação, temos uma cadeia avícola e de suinocultura muito desenvolvidas, além de ser uma região de bacia leiteira”, explica Luciana. “O trabalho que realizo é bastante diversificado, com atividades diárias que envolvem desde a vigilância ativa até o atendimento de notificações e vistorias de aviários”.

E, pela primeira vez, Luciana está participando da Fenasul Expoleite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, ao atuar na parte de defesa e admissão dos equinos. “Vejo a feira como uma oportunidade de interagir com os colegas de outras regionais e desenvolver atividades na minha área de formação inicial”. Luciana já trabalhou em anos anteriores na Expointer, na área de admissão sanitária e na parte de admissão zootécnica de equinos.

E quais os planos para o futuro? “Gosto muito do meu trabalho como fiscal, quero seguir neste caminho, aliando é claro com o meu interesse pelos cavalos”.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos