qua, 6 de agosto de 2025

Variedades Digital | 02 e 03.08.25

CTG Fronteira Aberta comemora 67 anos com realização de cavalgada e posse do Conselho Municipal de Tradicionalismo

O último final de semana foi de continuidade dos festejos de aniversário de 67 anos do CTG Fronteira Aberta. Realizaram uma cavalgada com destino ao Movimento Nativo Nascente do Ibirapuitã onde, entre atividades artísticas e campeiras, foi empossado o recém-criado Conselho Municipal de Tradicionalismo.

Iniciando no sábado, a cavalgada percorreu 16 km entre a sede do CTG e o Ibiruapitã, tendo os cavaleiros e convidados pernoitado no local onde, no domingo ocorreram as demais atividades. No sábado à noite foi realizado um jantar campeiro seguido de apresentação do conjunto regional do CTG e artistas convidados. No domingo, ocorreu a posse do Conselho, com a presença da Prefeita Ana Tarouco, de secretários municipais, representantes do legislativo e outras autoridades, além de integrantes de grande parte de entidades tradicionalistas do município.

O conselho terá representantes da prefeitura municipal, através das secretarias de educação, cultura e turismo, de representantes da 18ª Região Tradicionalista do MTG e das entidades tradicionalistas de Livramento, e passará a pautar as ações do tradicionalismo em nossa cidade. Como ponto forte da posse foi gerada a centelha de uma chama às margens do rio Ibirapuitã, pelo simbolismo que apresenta na nossa história, realçando a força da nova união e trabalho que se inicia.

A chama foi conduzida até o local da cerimônia por um representante do Grupo Santanense de Cavalgadas e entregue ao Conselheiro de Honra Velocino Silveira, Lenço Branco, que na oportunidade foi empossado juntamente com cantora e poetisa Nelma Cardoso. Em sua fala, a prefeita Ana Tarouco destacou a importância da criação do conselho para auxiliar nas atividades culturais do município.
Segundo os organizadores do evento e representantes do Conselho Municipal de Tradicionalista, o evento e a cerimônia foram marcados pelo amor à tradição com o objetivo de trazer a paz e reforçar a importância do envolvendo da juventude gaúcha na manutenção da nossa cultura.
Ao final da cerimônia como um simbolismo de paz e de sonhos renovados o poeta, radialista e declamador Lenço Branco fez uma mensagem presentes e as prendas e peões de diversas entidades soltaram uma pomba da paz com uma frase que levasse consigo em sua liberdade.
A sequência teve a realização de um almoço com o autêntico churrasco gaúcho, seguido de novas apresentações artísticas e realizações de atividades campeiras, e o tradicional cântico do parabéns gaúcho ao CTG, uma das mais antigas entidades gauchescas do Rio Grande.
O patrão Luiz Botino, em nome do CTG Fronteira Aberta, agradece a participação e trabalho de todos que tornaram o evento possível, destacando os integrantes do CTG, órgãos públicos presentes e representantes das demais entidades tradicionalistas, em especial ao Movimento Nativo Nascente do Ibirapuitã.

REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICPAL DE CULTURA

Secretaria de Educação – Syldio Porto Dias Neto e Sirius Assandri Rocha
Secretaria Municipal de Turismo – Laura Helena Garagorry e Junior Amadeu de Los Santos
Câmara de Vereadores – Vereador Lídio de Azevedo Mendes
Representante do MTG e 18ª Região Tradicionalista – Leonardo Soares e Carmem Maria Machado
Representante das Entidades Tradicionalistas – Leonel Gumercindo Duarte e Cleusa Har Pereira
Representantes do Poder Executivo Municipal – Secretaria Ângela de Almeida Duarte e Secretaria Sandra Pontes da Silva

Operación “Carcará” desarticuló organización que ingresaba droga a la cárcel de Cerro Carancho en Rivera

Tras una investigación llevada adelante por parte de la Delegación de Inteligencia y Análisis Penitenciario (DIAP) de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte En la jornada de este miércoles 6 de agosto del corriente 2025 se puso en marcha la denominada operación “Carcará”. Según información periodística que posee A Plateia en español desde hace un

PF combate transporte ilícito de cargas estrangeiras ao Rio Grande do Sul

Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, três prisões temporárias, além do sequestro de bens e o bloqueio de contas no valor de R$ 11 milhões Sant’Ana do Livramento/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (6/8), a Operação Epitáfio com objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no transporte transnacional ilícito de cargas, que se utilizava da constituição de

Por Câmara de Deputados: Deep State dos EUA teria interferido diretamente nas eleições no Brasil

O ex‑funcionário do Departamento de Estado dos EUA no governo Donald Trump, Mike Benz, está sendo ouvido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN). Ele revelou que o chamado deep state americano teria triplicado o volume de verbas no Brasil com o objetivo de financiar ONGs e sindicatos para influenciar a narrativa política e atacar Jair Bolsonaro aberta