seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Novos advogados recebem carteira da OAB

A solenidade de entrega do passaporte dos advogados aconteceu no auditório Lúcio Soares Neto, nesta semana
Bacharéis recebem passaporte para exercer à advocacia (Foto: Debora Castro/AP )

Essa semana foi marcante na vida dos mais novos advogados santanenses. Na última quarta-feira (11), os bacharéis em direito, aprovados no exame da Ordem, receberam o seu passaporte para exercer as prerrogativas de advogados: A Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A solenidade da entrega aconteceu no auditório Lúcio Soares Neto, na sede da Subseção da OAB, em Sant’Ana do Livramento, e contou com a presença do presidente Glenio Lopes, dos Conselheiros Seccional: Luis Pedro Telles Severo e João Pedro Trindade Pereira. Além de advogados conceituados como Carlos Thomaz Albornoz. O procurador-geral do município, Felipe Vaz, e o assessor jurídico do gabinete da prefeita, Maurício Oliveira, também estiveram presentes.
Luana Xavier Araújo é uma das novas advogadas de Livramento. Para ela, o sentimento no momento do recebimento da carteira foi de realização e de dever cumprido. Ela contou que o seu desejo, a partir de agora, é focar na carreira e fazer da advocacia a sua profissão na defesa dos interesses dos futuros clientes. “Passa um filme de todas as noites mal dormidas para estudar, principalmente para a prova da Ordem que é muito difícil realmente, mas quero deixar para os meus futuros colegas um incentivo: é difícil, mas não é impossível”, finalizou.
O presidente da Subseção da OAB em Livramento, Glenio Lopes, disse que é uma grande satisfação receber os novos colegas e que a Ordem dará todo o apoio necessário ao que chamou de “jovens advogados”.
Felipe Vaz comentou que sentiu nervosismo ao assistir a solenidade. “Nós vemos prestigiar os novos colegas […] e revivemos a ansiedade do momento. É o pontapé inicial na carreira de um advogado, que traz consigo toda a sua responsabilidade de representar a procuração de um cliente”, disse. O procurador-geral complementou sua fala dizendo que a OAB está de parabéns pelo evento e pela recepção de seus novos colegas.

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A

Fake News: é falsa a informação sobre troca de horários no recolhimento de lixo, afirma Ansus e secretário

Está circulando nas redes sociais e em grupos de mensagens a informação de que a coleta de lixo em Sant’Ana do Livramento teria um novo horário em seis bairros da cidade. A mensagem afirma que, a partir de “sábado (4)”, os caminhões de lixo da empresa Ansus passariam às 6h10 da manhã nos bairros Tabatinga, Maria Quines, Vila Prego, Cristal,