qua, 17 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Dança das cadeiras dão caras novas ao governo municipal

A semana foi para anunciar quem são os novos nomes do primeiro escalão do governo
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Damasceno (Foto: Lucas Jardim) Secretário de Serviços Urbanos, Júlio Motta (Foto: Marcelo Pinto/AP)

A semana de dança das cadeiras foi marcada pela calibragem da equipe de Ana Tarouco (DEM) e Evandro Gutebier (Republicanos). Com as, já ventiladas, mudanças no primeiro escalão do governo municipal, adiantadas pelo Jornal A Plateia, nessa semana os anúncios causaram certa sensação de que a administração está de cara nova.
Tudo ocorre a partir da saída do então secretário de Serviços Urbanos, Jean Alves, da pasta. Há cinco meses, Jean já vinha preparando o seu adjunto, Júlio Motta, para assumir o comando da secretaria que, segundo fontes, muito embora tenha uma equipe dedicada, não vem conseguindo dar conta do recado, já que é uma das principais demanda do governo. Em sua primeira entrevista, Motta afirmou que o objetivo dele é dar continuidade ao trabalho que estava sendo realizado. “Têm projetos novos que nós já estamos pensando com a prefeita”, disse.
Por outro lado, Jean não esperou muito tempo para anunciar o seu novo posto. Colocando-se como apoiador do governo de Ana e Evandro, o ex-policial uruguaio assumiu o cargo de diretor de turismo, da Intendência Departamental de Rivera, onde ficará responsável pelo contato direto com o Ministério do Turismo do Uruguai, hoje comandado pelo riverense Tabaré Vieira.

MOVIMENTAÇÕES

Também nessa semana, outra movimentação importante aconteceu no palácio Moysés Vianna. Sem titular desde o final do ano passado, quando a então secretária Adriana Muniz deixou o governo, o diretor administrativo do Departamento de Água e Esgotos foi puxado para a sede principal da prefeitura para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Rafael Damasceno terá o desafio de comandar uma secretaria que ainda não conta com nenhuma estrutura. Na pasta não há outros cargos para auxiliar o secretário no desenvolvimento das funções que, para a administração, será de fazer a integração do próprio governo com a comunidade santanense. Em entrevista, nessa semana, Damasceno afirmou que Sant’Ana do Livramento não conta com planejamento visando o desenvolvimento do município. “(…) não vinha tendo um projeto de desenvolvimento a longo prazo e isso nos coloca um pouco atrás. Então, nesse primeiro momento, nós vamos trabalhar essa base, um projeto de desenvolvimento a longo prazo”, afirmou.
Segundo Damasceno, a proposta é “bem pé no chão”. “Há alguns anos essa secretaria não vinha sendo estruturada para que pudesse entregar um desenvolvimento próspero, ou pudesse trazer um desenvolvimento para o município. (…) Não existe a possibilidade de esse desenvolvimento vir exclusivamente do governo, tem que vir de todas as pessoas que fazem parte da comunidade. É um chamamento que vamos buscar, construir com diálogo junto com a população e com as instituições de Sant’Ana do Livramento para que seja dado o start”.
Com o movimento, Rafael assume um posto de braço forte da prefeita que, em menos de um ano e meio de governo, precisou movimentar várias peças importantes do jogo político interno, inclusive, em outra secretaria chave, a de Planejamento e Meio Ambiente, já que a pasta está sem secretário desde a saída da secretária Celina Martinez, há algumas semanas. A pasta ainda está sem o nome definido.

MUDANÇAS CONSTANTES

O governo Ana e Evandro já fez inúmeras mudanças em seu governo, desde o início, no ano passado. Na Saúde, o espaço de Caroline Gomes, hoje é ocupado por Paulo Vargas; na Agricultura, onde estava Roberto Braz, hoje, Edu Gutebier; na Assistência, onde esteve Gabriele Fernandes, quem responde hoje é Maria Drekener; com a saída de Adriana Muniz da Secretaria do Desenvolvimento, hoje comandado por Rafael Damasceno, e chefia de gabinete; Sandra Pontes deixou a Secretaria de Educação e passou a coordenar o Gabinete e o Turismo; com essa mudança, a Educação ficou a cargo de Elisangela Duarte; no trânsito, com o afastamento de José Serpa pela Polícia Federal, assumiu Márcio Goularte; e na Geral de Governo, o vice-prefeito Evandro Gutebier abriu espaço para Marta Medina Azevedo.

“A repetição de erros e estratégias não vai nos levar a caminhos diferentes”, afirma Lorenzoni na Federasul

No Tá na Mesa – reunião almoço da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – desta quarta-feira (17), a pauta foi Impostos e seus Impactos sobre a Renda dos Gaúchos. Aberto pelo presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, o evento teve na sequência a participação do presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Paparico Bacci, e dos deputados Rodrigo