qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores – A utilidade pública do Rosas

Depois de 25 anos de trabalho social, o Projeto Social Rosas de Ouro – que leva o nome da extinta escola de samba de Livramento – recebe o reconhecimento oficial da comunidade santanense como entidade de utilidade pública. Esta semana, por proposição formulada pelo vereador Duda Amaral, o Poder Legislativo aprovou de forma unânime projeto de lei declarando esse reconhecimento. De caráter binacional, o projeto atende a grande número de crianças e adolescentes de Livramento e Rivera. A coordenadora do projeto, Rosinha Silva, junto com alguns membros da diretoria, acompanhou pessoalmente a votação e comemorou com Duda Amaral e os demais vereadores. Agora, a proposta segue para sanção da Prefeita e publicação.

Cabos organizados

Os vereadores cansaram de simplesmente pedir providências à empresa distribuidora de energia e aos provedores de internet quanto à verdadeira bagunça que se forma em alguns pontos da cidade por conta dos cabos que não são mais utilizados pelos serviços de internet e acabam literalmente abandonados, ficando rebentados e caídos sobre os passeios públicos e até mesmo sobre o leito das ruas. O assunto ganhou destaque nas discussões da Comissão Permanente de Infraestrutura e virou projeto de lei protocolado pelo vereador Thomaz Guilherme (foto), que exige da concessionária de energia elétrica a regularização e retirada dos fios inutilizados que ocupam os postes da rede de distribuição de energia em Livramento. O projeto ainda estabelece multa para cada notificação de fiação abandonada que não seja atendida num prazo de 30 dias.

PSD reformado 

A Executiva Municipal do PSD foi totalmente reformada e já está se reunindo para definir as futuras ações. Junto com o novo presidente, Juliano Moreno, assumiram a ex-vereadora Tatiane Marfetan, como vice-presidente; Fabrício Porto, secretário; Márcio André Rodrigues, 1º Tesoureiro; Fagner Coles Mendes, 2º Tesoureiro; Rodrigo Porto, Marcelo Malinoski, Alexandre Romero e Nivio Gimenez, vogais.

O orgulho exposto na pele

Enquanto algumas pessoas insistem em apenas reclamar dos problemas da cidade, sem sugerir alternativas de melhoria, quem está longe do pago ostenta com orgulho o sentimento telúrico que acompanha a trajetória da maioria dos santanenses espalhados pelo mundo. O empresário santanense Guilherme Furtado, que há três anos reside em Torres, para onde inclusive “exportou” o tradicional chivito riverense, decidiu expôr de forma indelével seu amor pela fronteira: procurou o tatuador Pablo Alex Machado Diaz, também santanense e proprietário do Diaz Tatoo Studio (@diaztattoestudio), instalado no centro da movimentada cidade litorânea, e mandou tatuar no braço uma recorte da imagem do Parque Internacional. Os santanenses desgarrados que andarem por Torres com certeza terão oportunidade de visualizar a imagem no braço de Guilherme e matar um pouco da saudade do pago.

Dida no Solar

Acontece neste domingo, 15, no Solar Dom Pedro, no Armour, o show beneficente que a cantora Dida Larruscain fará como agradecimento à comunidade da fronteira pelo apoio recebido durante sua participação no programa The Voice Brasil, na TV Globo. O show terá renda totalmente revertida para entidades assistenciais e para a Associação dos Artistas de Livramento.

 

 

Dobrada feminina do PL

Na onda de reestruturações partidárias, o PL, partido escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para disputar a reeleição, também ganhou novos integrantes em Livramento. Esta semana os liberais se reuniram para receber a pré-candidata a deputada estadual Adriana Lara, que deve formar uma dobradinha com a ex-petebista Melina Lemos, pré-candidata a deputada federal. O grupo trabalha agora para arregimentar novos componentes para trabalhar o fortalecimento partidário e levar a proposta bolsonariana à comunidade.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos