ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Liberação de armas provoca debate na Câmara

Com um placar de oito a sete, os vereadores rejeitaram uma moção de apoio ao projeto que tramita no Congresso Nacional, de autoria do vereador Jovani Romarinho
(Foto:Ascom/Câmara Municipal)

Os vereadores de Sant’Ana do Livramento rejeitaram por maioria, na manhã desta terça-feira (10), uma moção de apoio ao projeto que visa flexibilizar a liberação de armas que tramita no Congresso Nacional, de autoria do vereador Jovani Romarinho (Republicanos).

O proponente disse acreditar que “aquele que quer ter seu direito de se defender, tenha”. “Quantos amigos eu perdi para bandidos que simplesmente chegam e tiram a vida de outra pessoa só porque sim, só porque tem o poder de fogo”. Romarinho ainda destacou a importância do chamado “tiro esportivo”. “É um esporte”, finalizou.

Já os vereadores que foram contrários a moção, basearam seus argumentos na “valorização da vida”. O vereador Leandro Ferreira (PT) disse que é necessário viver uma cultura de paz e que ao invés de fomentar a utilização de armas, deve-se ampliar a relação da sociedade com livros. “Vamos levar flores, vamos levar livros, vamos levar a palavra de Deus. Mas levar um instrumento que mata? ”, questionou.

Foram contrários a moção os vereadores: Eva Coelho (PDT), Enrique Civeira (PDT), Maria Helena (PDT), Cleber Custódio (PDT), Dagberto Reis (PT), Leandro Ferreira (PT), Rafael Castro (PSB) e Romário Paz (MDB)

Foram favoráveis a moção: Felipe Torres (UNIÃO), Duda Amaral (Progressistas), Galo Del Fabro (Progressistas), Jovani Romarinho (Republicanos), Thomaz Guilherme (PTB), Lídio Mendes (PTB) e Elso Alvienes (PSC).

O vereador Aquiles Pires (PT) não votou por ser o presidente da Câmara e o vereador Gilbert Gisler (PSB) estava ausente.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.