sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

“É um município que não vinha tendo um projeto de desenvolvimento”, afirma novo secretário

Rafael Damasceno disse que tem uma proposta “pé no chão” para começar o planejamento econômico
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Damasceno - Foto: Lucas Jardim/AP

O novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Damasceno, afirmou, nesta segunda-feira (10), que Sant’Ana do Livramento não conta com planejamento visando o desenvolvimento do município. “(…) não vinha tendo um projeto de desenvolvimento a longo prazo e isso nos coloca um pouco atrás. Então, nesse primeiro momento, nós vamos trabalhar essa base, um projeto de desenvolvimento a longo prazo”, afirmou em entrevista ao Boa Tarde, Cidade, da RCC FM.

Segundo Damasceno, a proposta é “bem pé no chão”. “Há alguns anos essa secretaria não vinha sendo estruturada para que pudesse entregar um desenvolvimento próspero, ou pudesse trazer um desenvolvimento para o município. (…) Não existe a possibilidade de esse desenvolvimento vir exclusivamente do governo, tem que vir de todas as pessoas que fazem parte da comunidade. É um chamamento que vamos buscar construir com diálogo junto com a população e com as instituições de Sant’Ana do Livramento para que seja dado o start”.

Durante a entrevista, o secretário criticou o fato do município não ter o planejamento a longo prazo e destacou que existem pontos do município que precisam de atenção: “Precisamos olhar para a nossa história recente, entender o que aconteceu e, a partir daí projetar”, afirmou.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos