ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Prefeitos e vereadores manifestam apoio a investimentos do RS em rodovias federais

Foto: Cristiano Guerra

Em audiências públicas realizadas nas cidades de Camaquã, Esteio, Pantano Grande e Santa Margarida do Sul, prefeitos, vereadores e líderes de associações comerciais e de moradores manifestaram apoio ao projeto do Piratini que autoriza o Estado a investir R$ 495,1 milhões em obras nas BRs 116 e 290.

Organizador do encontro, o líder do governo, deputado estadual Frederico Antunes (PP), defende que o Estado faça investimentos nas rodovias federais, especialmente em obras que são estratégias para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, beneficiando os gaúchos de todas as regiões.

Frederico, destacou estudo realizado pela Agenda 2020 e FIERGS onde cada hora de congestionamento na BR-116 significa R$ 2,6 milhões de prejuízo. “É o custo logístico. Se considerar uma hora de congestionamento por dia, essa obra se paga em 83 dias”, defende.

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), da Associação dos Prefeitos da Fronteira Oeste (AMFRO), da Associação dos Prefeitos da Zona Sul (AZONASUL), da Associação dos Prefeitos da Região Carbonífera (ASMURC), da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) e os vereadores ligados à União dos Vereadores da Fronteira Oeste (ULFRO), assinaram documento em que defendem a aprovação do PL 51/2022, que autoriza os investimentos nas estradas federais.

Os ofícios estão sendo enviados a todos os 55 deputados da Assembleia Legislativa. A intenção é intensificar o corpo a corpo com deputados para vencer as resistências ao projeto, que passa a trancar a pauta de votação na próxima terça-feira (3).

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.