A semana deve ser marcada por fortes a intensos temporais isolados, no Rio Grande do Sul. A informação vem de um alerta de MetSul Meteorologia que destaca que, em alguns pontos, essa mudança no tempo pode ser severa, com potencial de causar estragos por granizos e vendavais.
Por se tratar de um período de transição climática, o encontro de massa de ar quente e frio é mais frequente e há maior incidência de tornados, como o que aconteceu em 2015, em Xanxerê, Santa Catarina e, em 2014, no norte do Rio Grande do Sul. Segundo a meteorologista Estael Sias, as condições atmosféricas vão começar a se deteriorar rapidamente entre o final do dia de hoje a madrugada de segunda-feira (25), no Uruguai, quando a instabilidade deve avançar para a fronteira com o Rio Grande do Sul. “E vai atingir principalmente o Oeste e o Sul gaúcho, afetando mais tarde o Centro do Estado”, explicou Estael em publicação hoje.
Segundo a projeção, é alto o potencial para temporais isolados com granizo variado tamanho e vendavais localizados. Mesmo com a chuva as temperaturas devem se manter entre 19° e 23°C, em Sant’Ana do Livramento, nesta segunda. A previsão é de que a chuva perdure até quinta-feira (28), na Fronteira da Paz.
