seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Comissão na Assembleia Legislativa aprova inclusão do Festival Binacional de Enogastronomia no calendário oficial do RS

Nesta terça-feira (19), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RS aprovou o relatório do Projeto de Lei 288/2021, de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), que inclui o Festival Binacional de Enogastronomia – FRONTE(I)RA no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul. O relator do projeto é o deputado Frederico Antunes (Progressistas).

Mainardi afirmou que o festival é uma realidade turística da região da fronteira oeste e sua inclusão no calendário oficial do estado impulsionaria ainda mais o turismo regional. “O Festival Binacional de Enogastronomia reúne milhares de pessoas do Brasil e Uruguai, promovendo uma colaboração cultural entre os povos com experiências técnicas e sensoriais gastronômicas, com degustações de vinhos, azeites, queijos e carnes.”, finalizou Mainardi. Relator do projeto, Frederico Antunes reiterou a importância da inclusão do festival no calendário do RS na leitura do seu parecer.

O festival, que terá sua 7ª edição em 2022, ocorre anualmente nas cidades fronteiriças de Sant’Ana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. Devido à pandemia da Covid-19, o festival não ocorreu nos últimos dois anos. Na atual edição, os participantes terão experiências gastronômicas em seis feiras binacionais de produtos regionais e uma feira binacional de produtos artesanais, além de um churrasco de almoço na Praça Internacional.

Os participantes poderão também participar de seminários binacionais e fóruns técnicos de gastronomia. Além disso, este ano ocorrerá a 2ª edição do espetáculo cultural e gastronômico “A Ferro e Fogo”, com a participação de 30 chefs dos dois países, com 15 ilhas de assados e pratos tradicionais da fronteira. O 7º Festival Binacional de Enogastronomia – FRONTE(I)RA acontecerá entre os dias 27 e 30 de julho.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem