A Vigilância Ambiental de Sant’Ana do Livramento iniciou, nessa semana, mais um Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), a fim de obter dados para identificação de áreas com maior proporção ou ocorrência de focos e de criadouros predominantes, que indique o risco de transmissão de Dengue.
O coordenador da Vigilância Ambiental (VA), Felipe Moraes, explica que nem todos os bairros são de responsabilidade da Vigilância, em localidades mais periféricas, por exemplo, são as UBSs que devem fazer as visitações, mas que nesse caso em especifico, a VA precisa ir em todos os bairros. “As pessoas verão os agentes em alguns quarteirões de todos os bairros para fazer esse levantamento por amostragem. Este é um levantamento de índice, que acontecendo em todo o território nacional, mostrará o quão infestado está a cidade de Sant’Ana do Livramento, para após esses dados tomarmos as ações devidas”, salientou Felipe.
A atividade do LIRAa tem o objetivo de fornecer informações referentes à quantidade e ao tipo de recipientes inspecionados, quais são os locais que apresentam água, e que podem servir como criadouros para reprodução do Aedes aegypti. Esses levantamento auxilia os municípios a discutir e direcionar ações para as áreas apontadas como críticas, além de avaliar as atividades desenvolvidas, o que possibilita a otimização de recursos humanos e materiais disponíveis.


Taller en Rivera sobre estrategias para el abordaje de pacientes y sus familias en cuidados paliativos
El mismo se realizará el viernes 9 de mayo de 13 a 18 horas El próximo viernes 9 de mayo del corriente 2025 de 13 a 18 horas se llevará a cabo en la ciudad de Rivera un taller sobre estrategias para el abordaje de pacientes y sus familias en cuidados paliativos. En la oportunidad varios puntos serán tratados en