seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

“Eu vou votar contra todos”, diz vereador sobre pedidos de urgência para créditos especiais

Enrique Civeira já votou contrário a dois pedidos do Executivo
Vereador Enrique Civeira (PDT) (Foto:Matias Moura/AP)

O vereador Enrique Civeira (PDT) disse, em entrevista ao Jornal A Plateia, nesta segunda-feira (04), que votará contra todos os pedidos de urgência para a abertura de créditos especiais, feitos pelo Poder Executivo Municipal. “Eu pedi parecer técnico da contadoria da Casa e do Igan em 23 processos, os 23 vieram para serem devolvidos pelo Executivo, ou seja, se tiver urgência vai demorar mais em ser aprovado, do que nos tramitar antes”, justificou o parlamentar.

Nesta segunda, Civeira votou contrário a um pedido de urgência do projeto que prevê a abertura de crédito especial no valor de R$ 18 mil para que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), para que a Pasta aplique o recurso no programa “Gestão e Manutenção da Secretaria de Agricultura”, na ação “Meu amigo quatro patas”.

No dia 28 de março, Enrique Civeira foi o único parlamentar contrário à urgência do projeto de lei 74/2022, que visa a compra de equipamentos de hemodiálise para a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. Os equipamentos são utilizados para os pacientes com doenças renais crônicas.

Na justificativa do projeto, o executivo argumenta que quer qualificar o atendimento aos usuários do SUS em Livramento e região, já que o município está situado em local estratégico para atender pacientes de outas cidades. “É um valor para aquisição das máquinas de hemodiálise da Santa Casa e por isso entendo a urgência”, explicou o líder do governo, Maurício Galo del Fabro (Progressistas) durante a sessão.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem