sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

MetSul alerta para chuvas volumosas nos próximos dias

A MetSul Meteorologia divulgou, neste sábado (02), um alerta para a previsão de chuvas volumosas em parte do Rio Grande do Sul no começo da semana. Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, os acumulados de precipitação em algumas cidades devem ser muito altos com probabilidade de chuva torrencial em alguns momentos. “Haverá municípios em que a chuva em apenas 24 horas será equivalente à média do mês inteiro de abril”, destaca.

Este domingo (03) deve amanhecer ensolarado em Sant’Ana do Livramento, mas logo a tarde já há previsão de chuva para a região. Esta instabilidade mais ampla vai ter início ainda neste sábado, quando nuvens devem ingressar a partir do Nordeste da Argentina com chuva, avançando para a Fronteira Oeste gaúcha no final do dia.

TCE-RS lança ferramenta que ajuda prefeituras a solicitar repasses da Compensação Previdenciária

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou, nesta segunda-feira (13), uma nova funcionalidade do Sistema de Pensões e Inativações da Esfera Municipal (SAPIEM). A atualização permite aos municípios gerarem seus próprios relatórios gerenciais com informações sobre aposentadorias de servidores. Os relatórios reúnem dados como a data de registro dos benefícios, tempos de contribuição e períodos utilizados de outros regimes