Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

ter, 16 de dezembro de 2025

Produtores colhem melancia de 38 kg em Livramento

Super melancia foi produzida para consumo dos funcionários de uma fazenda de soja

Márcio e Denilson colheram a melacia (Foto: Nick Santos/AP )
O texto abaixo está em

Já foi notícia colher uma superabóbora, cenoura e até mandioca, mas você já ouviu falar de uma supermelancia? Foi o que aconteceu na localidade de Itaquatiá, zona rural de Sant’Ana do Livramento, onde dois agricultores tiveram uma surpresa ao colher a fruta: ela pesava cerca de 30 quilos.
Márcio Antônio de Souza, de 39 anos, e Denilson Kudlaviec, de 28, plantaram e colheram a fruta na fazenda Agro Soczek, onde são funcionários. Segundo Márcio, a plantação foi feita para consumo dos trabalhadores. Ele disse que a produção foi feita sem uso de nenhum “fertilizante especial” que pudesse fazê-la crescer mais. “Plantamos algumas melancias há cerca de dois meses, um plantio tardio para a época. Por isso ainda não sabemos se ela está bem madura, mas colhemos pra não correr o risco de estragar”, conta o agricultor.
Mesmo com o baixo nível de chuvas registrado nos primeiros meses do ano, a “supermelancia” cresceu junto com outras produções da fazenda, como a soja. “Sabemos que em outras regiões a situação está pior, por isso valorizamos esta produção”, destaca Márcio, e completa: “talvez o segredo tenha sido o solo de Livramento, que é muito produtivo”, diz, com um sorriso no rosto.
Márcio e Denilson enfrentaram mais de 50 km de estrada até o centro de Livramento para exibir o fruto, que voltou para a região do Itaquatiá. Apesar de a melancia ter virado uma “celebridade” na comunidade santanense, ela já tem destino certo: a mesa dos trabalhadores da fazenda Agro Soczek.

NO AR
Rádio RCC