sáb, 25 de outubro de 2025

Ministério da Saúde descontinua UTI Covid da Santa Casa

(Foto: Macelo Pinto/AP)

A Direção da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento anunciou, em uma nota de esclarecimento nessa sexta-feira (25), que a partir do dia 28 de fevereiro, o Ministério da Saúde não autorizará mais a continuidade da UTI Covid, no hospital. Com isso, os pacientes da cidade que precisarem de atendimento intensivo entrarão na regulação para garantir um leito em outro município.
A diretora do hospital classificou como triste o anúncio. “É muito triste, sofro de uma indignação profunda, pois contestei, briguei em todas as instâncias possíveis junto com colegas que tem a mesma função que eu, de muita responsabilidade e cobrança, mas não temos condições de mover ou ter ingerência para fazer diferente”, afirmou Leda Marisa.
Atualmente, a UTI Covid atende quatro pacientes que poderão ser transferidos, após o dia 1º, caso ainda precisem de atendimento em isolamento e não tenha na Santa Casa de Livramento. Hoje, a UTI tipo II, para as demais enfermidades só pode atender pacientes Covid em salas de isolamento; no hospital existem apenas dois leitos nessa situação.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios