sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Os detalhes sobre a ação que terminou com um federal ferido em Livramento

Durante ação nesta quarta-feira, um policial ficou ferido na cidade
Foto: Marcelo Pinto/AP

O superintendente regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Aldronei Rodrigues, veio pessoalmente a Sant’Ana do Livramento, na tarde desta quarta-feira (30), para acompanhar de perto o caso do policial federal que foi atingido por dois disparos de arma de fogo, durante uma ação contra as práticas de evasão de divisas, de câmbio ilegal e de lavagem de dinheiro, no município.

O fato aconteceu por volta das 6h da madrugada, quando o policial, acompanhado da equipe, estava abrindo a porta da residência, alvo da operação. Segundo o superintendente, todas os protocolos foram seguidos. “É padrão da polícia federal, anunciar, bater na casa e depois se ingressar. Foi o que foi feito, então havia ciência dê… Essa pessoa que desferiu os tiros tinha um sistema de vídeo-vigilância bastante eficiente, tinha noção total de quem estava ingressando na casa, então entendemos que não foi nada de surpresa e que há premeditação aí, inclusive a emboscada que é um agravante do que nós entendemos que seja o crime praticado, que é de homicídio tentado”, explicou.

Superintendente da PF no RS, Aldronei Rodrigues – Foto: Marcelo Pinto/AP

No final da tarde de quarta, foi lavrado um auto de prisão em flagrante, enquanto as perícias continuavam sendo feitas. Um dos disparos acertou o braço do policial e o outro transfixou a parte lateral do tórax, ingressando pela axila, onde não havia a proteção do colete balístico. O policial segue internado nesta quinta-feira (31), está estável e com previsão de alta entre hoje e amanhã.

A perícia foi realizada ao longo da manhã na residência – Foto: Marcelo Pinto/AP

O advogado do homem detido se manifestou ainda no final da tarde, durante o programa Conversa de Fim de Tarde, da RCC FM. Vitor Hugo Argiles manifestou solidariedade e respeito com a atividade da Polícia Federal. “Entendemos que a PF é importante na nossa segurança e na vigilância das pessoas. Nos solidarizamos com o policial que teve essa situação, mas, por outro lado, temos uma visão bastante diferente do que foi apresentado pelo superintendente, com relação ao fato que ocorreu na residência do nosso cliente”, disse.

Segundo o advogado, não houve por parte do seu cliente a mínima intenção de causar uma lesão a um policial federal. “Toda a comunidade sabe que Livramento e Rivera vem enfrentando uma situação bem complicada no que diz respeito à criminalidade. Cada vez mais os tiroteios e os assaltos vem aflorando na nossa comunidade. […] O nossos cliente nos relatou que ele estava dormindo quando a polícia adentrou na residência e que ele (agiu) em um ato de susto”, afirmou Argiles destacando que o seu cliente imaginou que se tratava de um assalto e não uma ação da polícia.

O trabalho da PF continuou ao longo do dia – Foto: Marcelo Pinto/AP

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,