seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Projeto Produto Legal leva agroindústrias santanenses para os supermercados locais

O objetivo é que estabelecimentos comerciais disponibilizem um espaço para os produtos produzidos em Sant’Ana do Livramento
Foto: Debora Castro/AP

A iniciativa, capitaneada pelo Rotary Clube Integração, propõe ao comércio local a divulgação do selo “Produto Legal”. Ao todo, 72 agroindústrias produzem os mais variados produtos, como queijos, linguiças, mel, iogurtes, etc. São parceiros do Projeto, o Banco Sicredi, Sebrae e Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com Simone Loss, integrante do Rotary Clube, a ideia do projeto é que cada empresário organize na sua empresa um espaço dedicado aos produtos produzidos em Livramento, identificando-os com o banner “Produto Legal”, destacando para que os consumidores saibam quais são esses produtos.

“Temos mais de 72 indústrias familiares, agroindústrias, todas devidamente legalizadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) e isso não era divulgado, e essas agroindústrias se perdiam. Então começamos a implementar o projeto, levando até os supermercados o” Produto Legal”, ali os santanenses vão saber que aquele produto é de Sant’Ana, produzido aqui”, explicou Simone, enfatizando que as indústrias legalizadas receberão um banner e um selo do projeto.

Para o diretor do supermercado Righi, Antônio Righi, é de extrema importância receber e oferecer esses produtos aos seus clientes. Por se tratarem de produtos locais, as vendas trazem um fortalecimento para a economia local. “Nós temos que trabalhar junto aos produtores rurais para que eles também passem a produzir. Já estamos na época dos cítricos e está vindo tudo de fora, não tivemos opção de compra aqui na cidade. Mas entre os produtos da agroindústria, nós temos que fortalecer essa parceria e divulgar que os santanenses saibam que o produto exposto é um produto de Sant’Ana”, destacou Antônio Righi.

Para a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Agricultura, Kelly Prado Lima, a expectativa é de que a parceria dê certo para divulgar essas 72 agroindústrias, com produtos de qualidade e fiscalizados. “O papel da SMA não é somente de fiscalização, mas temos a preocupação de que aquele produto que está sendo fiscalizado tenha um destino para que o cidadão santanense reconheça e veja nas prateleiras dos parceiros. A agroindústria melhora e prolonga o tempo de vida dos produtos in natura”, frisou Kelly, mencionando que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está à disposição para ajudar as agroindústrias, esclarecendo todas as dúvidas.  

A consultora do Sebrae, Valéria Braz, esclarece que desde o plano de negócios de empresa até capacitações mais avançadas para as empresas crescerem com todo auxilio necessário. “A ideia é atendermos as agroindústrias locais com uma série de capacitação que podemos estar realizando com esses grupos, para que eles se desenvolvam e mesmo aquelas que ainda não estejam legalizadas podem nos procurar”, salientou Valeria.

O gerente do banco Sicredi, Eduardo Franco, ressaltou que um dos papéis do banco no município é fortalecer e incentivar a economia local.

“Faz parte da nossa essência, do nosso propósito, incentivar a economia local. Fazer com que o dinheiro circule e permaneça aqui em Livramento. Ficamos felizes também em poder patrocinar e participar da elaboração do projeto “Produto Legal”, podendo incentivar as agroindústrias locais”, destacou.

Para saber mais sobre os produtos, basta procurar o selo verde “Produto Legal” nos produtos.

 

Debora Castro

[email protected]

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem