qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

TJ concede liminar e aumento de R$ 2,4 milhões no orçamento da Câmara é suspenso

A decisão é do desembargador Tribunal de Justiça do RS
Foto: Arquivo/AP

O desembargador Rui Portanova do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul concedeu, na manhã desta quarta-feira (23), uma liminar à Prefeitura de Sant’Ana do Livramento em que afirma que é inconstitucional a emenda que aumentou em R$ 2,4 milhões o orçamento da Câmara de Vereadores do município.

Na decisão, o desembargador destacou que tanto na Constituição Estadual como na Federal, os textos são expressos ao estabelecer que a anulação de um orçamento não pode incidir sobre despesas com pessoal e despesa com serviço da dívida, conforme previa a emenda proposta pela Câmara. “…entendo que o dispositivo atacado padece de inconstitucionalidade por ter origem em emenda cujos recursos indicados para custeio são provenientes da anulação de despesa referente a dotação para pessoal e serviço da dívida”, explicou o desembargador.

No despacho, o magistrado lembra que há um parecer técnico feito pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, destacando que, com a emenda, a execução orçamentária da Emenda Modificativa em análise é tecnicamente inviável, tendo em vista “a mudança abruta de valores entre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual”, o que resultaria em manifesto prejuízo à programação orçamentária do Município.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.