qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Professores protestam pedindo que o piso salarial seja cumprido

Reajuste de 33,34% assinado por Bolsonaro ainda não é realidade em Sant’Ana do Livramento
A concentração da mobilização aconteceu na praça General Osório - Foto: Matias Moura/AP

Centenas de professores foram até o Palácio Moysés Vianna, sede da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, na manhã desta quarta-feira (16), protestar para que seja cumprida a portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Com o reajuste de em 33,34%, o piso da categoria para 2022 deve ser de R$ 3.845,63. Livramento ainda não adequou à Portaria.

Professor Thiago Torbes – Foto Matias Moura/AP

Um dos representantes do grupo em diversas reuniões sobre o assunto, o professor Thiago Torbes destacou que a busca é para que tão somente o direito seja cumprido. “É uma luta de todos da sociedade santanense para que nós tenhamos professores com uma renda mínima, uma renda digna para que possam trabalhar nas suas escolas sem ter que interromper o seu trabalho e vir em praça pública para pedir aquilo que lhe é de direito”, pontuou.

Segundo a chefe de Gabinete da Prefeita, secretária Sandra Pontes, a Prefeitura sabe da necessidade dos professores, inclusive, ontem os professores foram recebidos pelo Executivo. “Porém, nós temos toda uma questão por trás que não é uma questão de dinheiro, mas de limite prudencial do município. Depois desse estudo e nós sabermos como vai ficar essa situação, nós vamos poder responder à classe, da qual eu faço parte”, afirmou.

Desde às 9h30, os professores realizaram uma concentração na Praça General Osório e, na sequência, realizaram um ato em frente à Prefeitura. Utilizando caixa de som, eles colocaram todos os pontos de reivindicações. Após o ato, quatro representantes do grupo foram recebidos pela prefeita Ana Tarouco (DEM) e secretária Sandra Pontes no gabinete.

O ato ocorreu em frente ao Palácio Moysés Vianna – Foto: Matias Moura/AP

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.