seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

ONG Emancipa Mulher entrega 40 kits higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade

Foto: Yuri Cardoso/Ap

Na última terça-feira (8), a Organização não Governamental Emancipa Mulher, iniciou suas atividades em Sant’Ana do Livramento entregando para mulheres itens de higiene pessoal que foram arrecadados pelas integrantes da ONG.

De acordo com Cassiane da Costa, que faz parte da Emancipa Mulher, os kits foram entregues para mulheres privadas de liberdade, mulheres catadoras e mulheres da ocupação na Vila Real. Durante campanha interna foi possível montar 40kits com absorventes, shampoo, desodorante, escova, creme dental e sabonete.

“Silvia nos chamou a atenção para a situação de muitas mulheres que, diante da difícil situação que vivemos no Brasil, precisam escolher entre comprar comida ou comprar absorventes. Assim, entendemos que precisamos falar e agir sobre o tema pobreza menstrual”, destacou Cassiane, salientando que além dos objetos foi colocado dentro das sacolas materiais sobre questões de gênero e recadinhos de mulher para mulher como “Não desista de seus sonhos”, “Você é linda. Não deixe ninguém te machucar” e “Estamos juntas”.

Durante as entregas o violinista Luis Ricardo Florêncio Brites, da cidade de Alegrete, tocou algumas músicas para as mulheres que estavam recebendo os kits.

Sobre a ONG

Segundo Cassiane, a ONG que foi criada pela deputada estadual Luciana Genro (Psol), em Porto Alegre, começou na fronteira a partir da necessidade de promover trocas e fortalecer as mulheres trabalhadoras, sujeitas da história que não se deixam silenciar e que lutam por seus direitos, contra a desigualdade de gênero, de classe social e de raça.

 

Debora Castro

[email protected]

 

 

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem