qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

IPTU: Após manifestação, Prefeitura emite nota

(Foto:Yuri Cardoso/AP)

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento emitiu uma nota pública, no início da tarde desta segunda-feira (21), sobre uma manifestação pública “capitaneada por membros do Legislativo que utilizaram como norte em seus chamados a questão do reajuste do IPTU”.

Alguns parlamentares, assessores e representantes da comunidade estiveram na frente do Palácio Moysés Vianna em uma mobilização contra o reajuste do IPTU na cidade.

Segundo a nota, a correção dos tributos próprios municipais foi feita em consonância com critérios absolutamente legais, recebendo o aval, o estudo e a aprovação unânime da Câmara de Vereadores, quando da aprovação do Orçamento Municipal ainda em 2021.

A Prefeitura explicou que Livramento, a exemplo da grande parte dos municípios do País, desde 1988, quando se estabeleceu o pacto federativo vigente, vem negligenciando a sua arrecadação própria (hoje mais de 80% dos municípios brasileiros tem a União como responsável por 90% das suas receitas), fazendo com que esta caísse ao longo dos anos atingindo na gestão passada o menor percentual da história deste Município (em torno de 15%), gerando, com isso, uma auditoria operacional na Secretaria da Fazenda e evidenciando a “renúncia de receita” do Município ao não arrecadar os Tributos de sua competência.

“É de se estranhar que cargos eletivos do legislativo municipal, juntamente de seus assessores reivindiquem que o Executivo Municipal vá contra a Legislação, decorrendo assim de um ato que fere a legalidade e que deveria ser combatido por todos os Poderes constituídos”, finalizou a nota.

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A

Senador Hamilton Mourão cumpre agenda no Rio Grande do Sul com visitas institucionais e encontros em Canoas e Porto Alegre

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) estará em agendas oficiais nos dias 18 e 19 de setembro, passando pelos municípios de Canoas e Porto Alegre. As atividades envolvem visitas a empresas, instituições sociais e de ensino, além de encontros com representantes de órgãos municipais.   Dia 18 de setembro – Canoas   A agenda se inicia às 14h, com visita à