ter, 22 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Cabanha santanense conquista 4º melhor cavalo na prova Mancha Crioula

A Cabanha Santanense Meu Sossego dos criadores Matheos Zorzella e Marcelo Pacheco, conquistou a premiação de 4º melhor Cavalo Adulto na 10ª edição do Mancha Crioula realizado no dia 12 de fevereiro. O evento que ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), contou a participação de 101 exemplares onde o cavalo “Jogo Rápido do Mako” da cabanha Meu Sossego foi apresentado em pista pelo ginete Mauricio Marques Alves.

O evento organizado pela Trajano Silva Remates reúne exemplares da raça Crioula de pelagens tobiana, oveira e bragada, voltou com grande força depois de um ano ausente do calendário devido à pandemia causada pela Covid-19.

Cada vez mais os animais de pelagens manchadas (tobianas, oveiras e bragadas) caem no gosto dos criadores da raça Crioula que vem se dedicando à seleção com mais rigor. Com isso, os exemplares ganham valorização no mercado. A avaliação é do criador Álvaro Dumoncel, que será o responsável pelo julgamento deste ano do Mancha Crioula, evento organizado pela Trajano Silva Remates e que ocorre de 10 a 12 de fevereiro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Conforme o jurado, os exemplares de pelagens manchadas vieram para embelezar cada vez mais a raça, ganhando uma seleção mais pontual. Dumoncel lembra também que há um grande percentual de adeptos a estes animais, o que comercialmente é muito importante. “O cavalo manchado tem uma liquidez até maior que outras pelagens e com uma valorização muito grande. É uma seleção que veio para ficar e cada vez mais para crescer”, destaca.

Para o especialista, o Mancha Crioula é uma exposição muito bonita e muito bem organizada, com grande sucesso em todas as suas edições. Além disso, Dumoncel se diz honrado pelo convite de ser o avaliador desta edição da exposição. “É uma honra julgar estes animais, que devem entrar em pista com alta competitividade e alto padrão”, comenta.

Pagamento de dívidas com Pix cresce 44% na região Sul, revela Serasa

• Levantamento da empresa aponta que 1,3 milhão de sulistas negociaram dívidas com Pix nos últimos 12 meses; • Pagamento via Pix possibilita baixa da negativação instantânea e aumento do Serasa Score na hora.   Julho de 2025 – Já consolidado como parte da rotina e das transações financeiras diárias dos brasileiros, o Pix também tem ganhado destaque como meio

48ª Expointer promete unir tradição e inovação em Esteio

A maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a 48ª Expointer, está com os preparativos a todo vapor para abrir seus portões de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Com o slogan “Nosso futuro tem raízes fortes”, o evento deste ano promete ser um marco na celebração do legado gaúcho,