seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

“Não se trata de aumento”, diz secretária sobre IPTU

Para Gisela, foi feito um reajuste
Secretária da Fazenda, Gisela Alvarez (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Após a prefeita Ana Tarouco (DEM) decretar o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 33,82% em Sant’Ana do Livramento, na manhã desta segunda-feira (14), a secretária municipal da Fazenda, Gisela Alvarez, afirmou que o decreto não se trata de um aumento e sim de um reajuste. “Que fique claro para a população que nós temos uma legislação municipal que estabelece reajuste, ou seja, recomposição inflacionária do índice anual”, explicou.

A titular da pasta frisou que a publicação do decreto é uma discricionalidade do Poder Executivo “que o fez no início deste ano, mas que as peças orçamentárias já continham esta reposição inflacionária”.

Segundo Gisela aconteceu uma “disparada” atípica do IGP-M em 2020 devido a pandemia. Importante que a população saiba que este índice em anos anteriores já se comportou de forma negativa, ou seja, os cofres públicos já também sofreram diminuição nas suas receitas por conta do índice negativo. O IGP-M é instável”, explicou.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem