qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Consultas limitadas deixam pessoas sem atendimento no Prado

Apena dez marcações foram disponibilizadas nesta terça-feira (08)
A fila continuou ao longo da manhã (Foto: Yuri Cardoso/AP)

A disponibilização de dez números para o atendimento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Prado causou manifestações no local, no início da manhã desta terça-feira (08), em Sant’Ana do Livramento. Idosos que buscavam o atendimento, desde às 5h, não conseguiram marcar a consulta médica.

Segundo o secretário de Saúde, Paulo Vargas, apenas dez números foram disponibilizados por causa do atendimento Covid. “Pela manhã, nós atendemos todas as enfermidades e à tarde fazemos as consultas exclusivas de Covid, como testes e medicamentos para esse público”, explicou o secretário, destacando que não havia condições de pessoal para mais de dez consultas no local, pois a Secretaria não quer misturar os dois pacientes para não haver a contaminação no local.

A aposentada Genecy Rodrigues Oliveira, de 77 anos, foi em busca da receita médica, mas não conseguiu marcar a consulta para pegar uma receita de um medicamento contínuo. “A última vez que tomei o remédio foi no dia três. Cheguei às 6 horas e não consegui pegar o número”, disse.

Genecy Rodrigues Oliveira, aposentada, 77 anos

Alguns parlamentares estiveram no local durante a manhã. A vereadora Eva Coelho (PDT), por exemplo, foi até a ESF e disse que continuaria lá até que as pessoas fossem atendidas.

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e