seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prefeitura suspende pagamentos do IPTU de 2022

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento divulgou, nesta segunda-feira (07), que os pagamentos do IPTU de 2022 estão suspensos até sexta-feira (11), “aguardando a decisão sobre o índice de reajuste”, pois tramita na Câmara de Vereadores um projeto de decreto legislativo que susta os efeitos do decreto do Executivo que aumentou o imposto em 33,82%.

Em entrevista à Rádio RCC FM, a secretária municipal da Fazenda, Gisela Alvarez, afirmou que caso haja a derrubada do decreto na próxima quarta-feira na Casa Legislativa, a Prefeitura deve judicializar a questão, ou seja, colocar o futuro do IPTU em Livramento nas mãos do Poder Judiciário.

Gisela afirmou que o município cumpriu a legislação vigente para definir o reajuste. “De forma totalmente estrita,  o município trabalhou com todos os dispositivos legais que hoje estão vigentes, com as leis que foram aprovados no Legislativo e que indicavam o IGPM como indexador dos tributos e isso ocorre a muitos anos no município e este ano não foi diferente”, explanou a secretária.

Quanto aos contribuintes que estão em dúvida se pagam, ou não, o seu Imposto Predial e Territorial Urbano, a secretária explicou que conversou com o vice-prefeito, Evandro Gutebier (Republicanos), e que ficou definido a prorrogação do desconto de 20% durante o mês de março. “Porém, devido a este novo evento que vai ocorrer no Poder Legislativo, nós vamos interromper a cobrança a partir de amanhã [08/02/2022] do imposto”. Quanto aos demais serviços da pasta, Gisela afirmou que estes serão disponibilizados normalmente no prédio da Secretaria da Fazenda.

E QUEM JÁ PAGOU?

Diante do impasse de qual será o rumo do IPTU em Livramento, muitas pessoas que já pagaram o imposto este ano estão se perguntando se haverá um ressarcimento caso haja uma decisão judicial. A secretária explicou que a resposta concreta para estes contribuintes virá a partir do momento que tudo for decidido na esfera judicial. “Se a Justiça determinar, nós faremos os devidos ajustes e devolveremos os valores aqueles que já pagaram ou se a Justiça disser para manter como está, nós então seguiremos recebendo os tributos como estão hoje postos”.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem