qui, 16 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Creches da rede municipal iniciam aulas dia 15 de fevereiro

Foto Ilustrativa

As aulas da educação infantil, modalidade creche, iniciam no próximo dia 15 de fevereiro, segundo a Secretaria Municipal de Educação. O secretário adjunto, Antônio Zenoir, ainda informou que a modalidade vai ser de acordo com o cenário pandêmico na data do início,  poderá ser tanto presencial, híbrido ou remoto.

Já o ensino fundamental e educação infantil da modalidade jardins retornam as aulas no dia 08 de março, com os mesmos critérios e avaliações referentes a pandemia das creches. “Decisão será tomada próximo ao início de cada modalidade”, informou Zenoir.

REDE ESTADUAL

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) anunciou o calendário oficial do ano letivo no Rio Grande do Sul para 2022, no inicio de dezembro do ano passado. De acordo com a portaria publicada pelo Governo do Estado, as aulas na rede pública estadual no ano letivo de 2022 ocorrerão no modelo presencial e iniciam no dia 21 de fevereiro e se encerram dia 16 de dezembro. Diante do quadro da pandemia no estado, o governo do estado ainda não se manifestou oficialmente quanto a possibilidade de adotar as modalidades hibrida ou remota.

A Seduc informou que o recesso escolar ocorrerá entre os dias 25 e 31 de julho e o início do segundo semestre está marcado para o dia 1º de agosto. Já de 14 a 18 de fevereiro será realizada a Jornada Pedagógica, atividade que trará orientações para as equipes das escolas.

A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:

800 horas para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais;

833 horas no Ensino Fundamental – Anos Finais;

1000 horas no Ensino Médio Diurno e Noturno;

1400 horas para as Escolas em Tempo Integral;

400 horas nas Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos.

Oposição lança pacote de ações para investigar novo escândalo bilionário nos Correios

  A Oposição na Câmara dos Deputados reagiu à articulação do governo Lula para viabilizar um empréstimo de R$ 20 bilhões destinado a cobrir o rombo financeiro dos Correios. A operação, que contará com garantia do Tesouro Nacional, foi classificada pelos parlamentares como um “resgate irregular” de uma estatal que apresentava lucros até 2022 e mergulhou em sucessivos déficits após

En marcha “RoboPampa” 2025 en Rivera

En la jornada de este miércoles 15 de octubre se llevó a cabo la apertura de la “RoboPampa”. Dicha actividad se lleva a cabo en el marco de Robopampa 2025 dónde de llevaron adelante más de 20 talleres de robótica e inteligencia artificial dirigidos a estudiantes de ciclo básico, bachillerato y docentes en diferentes puntos del país, incluyendo actividades previas