seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Mudando o rumo, transformando a educação

Neste ano, o tema em destaque no Dia Internacional da Educação será “Mudando o rumo, transformando a educação”, tendo como foco, a inclusão social, digital e a participação ativa da comunidade escolar, famílias e educandos. 

O Dia Internacional da Educação, 24 de janeiro, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de exaltar a contribuição da educação para paz e para o desenvolvimento dos povos em todas as partes do mundo.

“A educação é um direito humano”. Considerado um dos direitos básicos do cidadão, o acesso à educação ainda não é realidade para 258 milhões de crianças e jovens que não frequentam a escola. A Informação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) revela ainda que 616 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler ou efetuar operações matemáticas, como somar e subtrair.

No Brasil, o relatório do Plano Nacional de Educação, referente ao ano de 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que houve melhora em 33 indicadores, se comparado ao documento anterior, em 2019.

Cerca de 94% da população de 4 a 5 anos está frequentando escola ou creche e 98% das crianças entre 6 e 14 anos estão matriculadas ou já concluíram o ensino fundamental. O conteúdo destaca que os maiores desafios são: aumentar o atendimento de 37% para 50% do público de 0 a 3 anos e avançar no percentual de jovens que cursam o ensino médio (atualmente em 77%).

No Senac EAD, existe um portfólio completo na área de educação a fim de preparar, atualizar e especializar professores que atuam em todas as etapas da educação (básico, fundamental, médio e superior).

Para os interessados em atuar nesse segmento, o Senac EAD tem cursos de licenciaturas: em Pedagogia, em Biologia, em Filosofia, em Física, em História, em Letras: Português e Inglês e em Matemática.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem