sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Diretoria da Rural de Livramento é empossada

Evento aconteceu com a presença do presidente da FARSUL e do superintendente do SENAR – RS
(Foto: Matias Moura/AP )

Com o lema de “Juntos Somos Mais fortes”, tomou posse, nessa semana, a diretoria da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento para o triênio 2021/2024 sob a gestão reeleita do presidente, Luís Carlos D’Auria Nunes, e do vice, Jair Menezes. A solenidade de posse aconteceu no centro de eventos do parque da Rural e contou com a presença de diversas autoridades, representantes do setor público, empresários e produtores rurais.
Na sua fala, o presidente D’Auria destacou o trabalho realizado por toda a equipe que fez parte da primeira gestão, apontando as conquistas feitas com a mobilização da entidade em diversos segmentos, mas enfatizando também os desafios enfrentados na condução da entidade centenária em um momento tão difícil o qual toda a humanidade está enfrentando. Além da pandemia e seus desdobramentos, a escassez de recursos e os custos elevados de manter a estrutura da entidade foram alguns desafios.
Entre as conquistas, o presidente destacou o título de Capital Nacional da Ovelha recebido no ano de 2019 por meio de um projeto de Lei do Deputado Federal, hoje Senador, Luís Carlos Heinze; a instalação de um Núcleo de repressão aos crimes rurais e ao abigeato por intermédio da Delegada Regional, Patrícia Sanchotene, após a visita da Chefe da Polícia Civil do RS, Nadine Anflor, e a criação do empreendimento Alto da Rural que terá as obras retomadas neste mês de janeiro. Já na organização das feiras agropecuárias, o presidente destacou o alto faturamento conquistado em 2021 na Expofeira de Primavera que superou a casa dos 13 milhões. “Nós seguimos com o nosso lema: Juntos somos mais fortes, para este segundo mandato que iniciou dia primeiro de janeiro e que já está sendo muito desafiador por conta da estiagem, mas nós vamos seguir trabalhando em prol do produtor e suas demandas” disse.
O presidente do sistema FARSUL (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), Gedeão Pereira, que esteve presente no evento, acompanhado do Diretor Administrativo da entidade, Francisco Schardong, e do superintendente do SENAR–RS, Eduardo Condoreli, destaca a importância do Sindicato Rural de Livramento que tem colocado em pauta questões extremamente importantes para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho. “Nós somos parceiros dos sindicatos, principalmente com o de Sant’Ana do Livramento que tem uma atuação muito forte na tomada de decisão. Por isso, fizemos questão de estar aqui para empossar a gestão do presidente D’Auria que também é nosso coordenador da 2ª Regional da FARSUL”, comenta.
Em sua fala, Gedeão abordou vários temas relevantes como a problemática da estiagem no estado que deve ser enfrentada com ações de planejamento, pois é uma situação recorrente. O presidente também destacou a importância do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo e que vem batendo todos os recordes ocupando espaços importantes na economia global. “Nós estamos incomodando muita gente. O Brasil chegou nesses mercados e chegou para ficar. Não vamos nos tornar um dos principais produtores de alimentos do mundo: nós já somos!”.
Já o superintendente do SENAR, Eduardo Condoreli, destacou a importância da parceria com o Sindicato Rural de Livramento que realiza anualmente muitos cursos profissionalizantes ofertados pela entidade, qualificando assim a mão de obra do homem do campo. “Essa parceria é fundamental para que essa engrenagem, que é o agronegócio, funcione bem. Nós, enquanto SENAR, ofertamos a capacitação e o Sindicato busca o apoio dos produtores. Hoje, temos cursos nas mais distintas áreas e também estamos ofertando os programas de Assistência Técnica e Gerencial. Tudo isso para levar conhecimento e capacitação ao homem do campo”, disse.
Após o pronunciamento das autoridades a diretoria recebeu a posse das mãos do presidente da FARSUL.

Resumo de sábado – 14/06/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais e reportagens de capas de revistas   CORREIO BRAZILIENSE – Israel e Irã aterrorizam o mundo com bombas e morte   O ESTADO DE S. PAULO – Mísseis do Irã atingem Tel-Aviv após Israel ampliar ofensiva   O GLOBO – Irã revida, troca ataques com Israel, e conflito escala   FOLHA

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.

Mourão surpreende novamente e sobe o tom pedindo nova decisão de Moraes

Os advogados do general Braga Netto pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a soltura do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro. O pedido foi feito após o militar prestar depoimento ao STF. Braga Netto negou as acusações. “Diante de todo o exposto, ratificando os pedidos já submetidos a esse STF e especialmente diante da atual