seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Empresários e líderes comunitários acionam MP contra aumento do IPTU

Pedido de providencias foi encaminhado após o empresário Paulo Vaz realizar um abaixo assinado contra o decreto do Poder Executivo

Foi protocolado no Ministério Público Estadual (MPE) um pedido de providências proposto por empresários e líderes comunitários, no inicio da tarde desta segunda-feira (24), contra o aumento de 33,82% do IPTU em Sant’Ana do Livramento. “viemos solicitar que sejam tomadas as providências cabíveis no sentido de ajuizar ação contra o poder executivo de Sant’Ana do Livramento para suspender os efeitos do Decreto Municipal nº 9.749/2022 que determinou reajuste de 33,825180% para o IPTU e taxa de lixo a vigorar no ano de 2022”.

O documento é baseado incialmente no artigo 150 da Constituição Federal. Em que pese o IPTU seja considerado exceção ao prazo de noventa (Art. 150, III, “c” da CF), a fixação da sua base de cálculo precisa obedecer ao constante na alínea “b” do referido artigo […] Logo, em casos que há aumento de base de cálculo do tributo, a norma que procedeu nesse acréscimo deverá ser publicada no exercício anterior ao que se pretende que passe a valer, destaca o documento.

A Lei Municipal nº 2.870/1991 que define que a base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, que é constituído pelo valor do terreno mais o das construções nele existentes, também mencionado na tese dos impetrantes.

O documento relata que o valor elevado do IGP-M não é uma particularidade do município de Sant’Ana do Livramento e não advém de fatores desconhecidos. “É sabido que o exacerbado percentual em que se encontra tal índice atualmente tem impactado o Brasil inteiro, quer seja em situações que nem a presente quer seja em discussões acerca de atualizações de valores de aluguel de imóveis, dentre outros. Além disso, a pandemia da Covid-19 é fator determinante para tamanha elevação”.

O movimento foi liderado pelo empresário Paulo Vaz, que criou um abaixo assinado, o qual teve 1.478 assinaturas e que posteriormente recebeu o apoio da União das Associações dos Moradores (Unamos) e do SindLojas.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem