sáb, 25 de outubro de 2025

Veículos de tração animal são proibidos de circular

Determinação é baseada em Decreto Municipal devido às altas temperaturas

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento anunciou, esta semana, a proibição do trânsito de veículos de tração animal em todo o município “devido as altas temperaturas”. O decreto determina que a proibição de circulação deve ser das 11h às 16h, nos meses de dezembro a março de cada ano.
“Agora em janeiro, com estas altas temperaturas, recebemos o contato do Grupo de Apoio ao Combate de Animais Maltratados para colocarmos em prática esse decreto. Então, prontamente o estudamos e fizemos um trabalho educativo e de conscientização aos proprietários de carroça, tração animal, que não circule na área central nos horários compreendidos entre 11h e 16h, pois o sol é intenso, afinal tem outros horários para os trabalhadores fazerem esse serviço. Pedimos a colaboração de todos e deixamos o telefone da Secretaria a disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos e até mesmo sugestões: 3968-1094”, explicou o secretário de Trânsito, Márcio Goulart.
O decreto publicado, no dia 27 de janeiro de 2020, pela então prefeita em exercício, Mari Machado (PSB) continua valendo. O artigo 2º do documento estipula multa em caso de descumprimento destes horários, a carroça será recolhida pela autoridade competente e somente poderá ser retirada mediante o pagamento de 01 URFM – Unidade de Referência Fiscal Municipal, equivalente a R$ 105,92.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios