qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Decisão judicial obriga Câmara a receber veto da prefeita

Foto:Yuri Cardoso/AP

Uma decisão judicial expedida pelo juíz Gildo Menheghello, na tarde desta sexta-feira (14), determina que o Legislativo santanense receba o veto do Poder Executivo no que se refere às emendas apresentadas ao orçamento anual.

“Expeça-se, com URGÊNCIA, mandado de intimação de notificação da Autoridade Coatora para cumprimento da presente decisão nos devidos prazos regimentais da referida Casa Parlamentar e para que preste as informações que entender necessárias e cabíveis no prazo de 10 (dez) dias”, diz trecho da decisão.

Com a decisão, a discussão sobre a retirada de orçamento do lixo e da iluminação pública para maior repasse à Câmara de Vereadores segue em aberto e deverá ser objeto de nova sessão legislativa, ocasião onde os vereadores deverão decidir pela manutenção ou derrubada do veto, segundo a Prefeitura.

Segundo a prefeita Ana Tarouco (DEM), a Câmara de Vereadores alegou um erro procedimental do Executivo e se recusou a receber o veto à emenda do orçamento, buscando garantir o incremento do duodécimo a maior sem nova votação.

Em ação judicial impetrada pela Procuradoria Jurídica do Município, o Judiciário se manifestou pela inexistência de qualquer erro por parte do Município, pontuando que foi o Poder Legislativo que se utilizou de interpretação equivocada das Leis e Regimentos locais para suprimir a discussão sobre o veto.

“Dê-se ciência do mandado de segurança em tramitação ao representante judicial do Poder Legislativo local para que, querendo, ingresse no feito”, determinou o juiz.

A Reportagem entrou em contato com o presidente da Câmara, vereador Aquiles Pires (PT), mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.