O 10º Batalhão de Bombeiro Militar de Sant’Ana do Livramento vem realizando uma força-tarefa para o enfrentamento das queimadas que vem atingindo Sant’Ana do Livramento nas últimas semanas.
Com a chegada do calor intenso e a ausência de chuvas na região, têm sido registrados diariamente diversos focos de incêndio na cidade, tanto na zona urbana quanto na área rural. As ocorrências tem se dado principalmente nas vegetações destas regiões. O pasto seco, aliado a fortes ventos e temperaturas próximas dos 40°C ficam vulneráveis à ação do fogo, colocando em risco famílias, animais e a área verde como um todo.
Durante o mês de janeiro, a força-tarefa do 10° BBM contará com o reforço de três bombeiros vindos do 6° BBM, de Santa Cruz do Sul e seis profissionais do 4° BBM, de Santa Maria. De acordo com o 2° Sargento Thomaz, comandante do grupamento vindo de Santa Cruz do Sul, a operação se concentrará no combate de incêndios florestais e conta com toda a estrutura necessária para o trabalho: “Além dos profissionais, trouxemos duas camionetes 4×4, além de todo o material necessário para ampliar o trabalho em Sant’Ana do Livramento. Estaremos reforçando as guarnições do 10° BBM 24h por dia, intercalando os profissionais em escalas de 12 horas”, explicou o Sgt Thomaz.
A força-tarefa contará com o reforço até o dia 31 de janeiro e está atendendo ao longo de todo o território de Sant’Ana do Livramento. O telefone para contato com o Corpo de Bombeiros Militar é o 193.
FOTOS – MATIAS MOURA/AP