seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Decreto de Emergência por conta da estiagem deverá ser emitido hoje

O decreto de emergência por conta da estiagem em Santana do Livramento deve ser emitido ainda nesta terça-feira como resultado da reunião realizada na manhã de ontem no palácio Moisés Viana . Segundo as entidades que estiveram reunidas, Prefeitura ,Câmara Municipal; Associação  Rural; ASEAGRO; COMDER ;CMMA; IRGA; EMATER; APA ; CREA-RS; CORPO DE BOMBEIROS ; DEFESA CIVIL; SMAPA; COTRIBA; COOPERFORTE; o quadro apresentado no município tende a piorar nos próximos meses. Para o prefeito em exercício Evandro Gutebier esta é a oportunidade de antecipar a gravidade do problema emitindo o documento que é necessário para receber o apoio do governo estadual e do governo federal, além de entidade de crédito para os produtores atingidos pela estiagem.

Entre os setores mais prejudicados com a questão da estiagem no município estão a pecuária de leite aonde cerca de 50% da produção já está sofrendo problemas decorrentes da falta de chuva , pecuária de corte a onde muitos pecuaristas estão tendo seus campos incendiados por conta do pasto seco e do déficit hídrico.O arroz e a cultura da soja ainda não tem um balanço oficial mas sabe-se que no estado do Rio Grande do Sul a perda já passa dos 65% com prejuízo na casa de 20 bilhões aos produtores.

Em algumas localidades do munícipio, sobre tudo na região dos assentamentos também já há o registro de falta de água para o consumo humano, onde um caminhão pipa do DAE está abastecendo algumas comunidades.

Sobre o Decreto de emergência segundo o coordenador da Defesa Civil local Ademir Oliveira é necessário dados quantitativos para elaboração do documento onde todas as entidades que estiveram participando na reunião se comprometeram enviar os dados para a prefeitura que deve ainda nesta terça-feira elaborar o documento e emitir o decreto de emergência por conta da estiagem.

FOTOS – MATIAS MOURA/AP

 

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem