seg, 7 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Bombeiros lançam número de WhatsApp para denúncia de incêndio em área rural

O Corpo de Bombeiros de Sant’Ana do Livramento ganhou reforço de 8 soldados e três caminhonetes para o combate dos incêndios que estão sendo registrados no munícipio desde a virada do ano. O efetivo chegou na segunda-feira (10) e já está de prontidão. Os soldados são oriundos dos quarteis das cidades de Santa Maria e também Santa Cruz do Sul.

As três caminhonetes disponibilizadas são equipadas para o combate direto ao fogo e são veículos pequenos que conseguem acessar as áreas onde o caminhão tem dificuldade de chegar por conta da situação das estradas rurais ou por ser áreas diferentes de difícil acesso.

De acordo com o comando de Bombeiros local,  o novo efetivo ficará no município até quando for necessário por conta do aumento exponencial das queimadas principalmente em vegetação nas áreas rurais. Segundo levantamento feito pela corporação desde o início do ano para cá mais de 60 ligações envolvendo incêndio em vegetação foram registrados no município, sendo uma média muito alta sendo que o efetivo Santana do Livramento não era suficiente para atender todas as ocorrências.

Outra ferramenta criada pela corporação atendendo um pedido dos produtores rurais afetados pelos incêndios foi a criação de um número de WhatsApp para denúncias de fogo em áreas rurais, visto que em várias propriedades não existe sinal telefônico. O número disponibilizado é para chamadas envolvendo somente incêndio em vegetação é (55) 9 9720- 4469 .

O Corpo de Bombeiros ainda repassas as seguintes informações. Somente utilizar na zona rural, enviar a localização da ocorrência, enviar fotos e vídeos sobre a área atingida.

FOTOS – MATIAS MOURA/AP

 

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Aqui no Senado Federal, eu faço oposição ao desgoverno Lula, mas nunca ao Brasil. Assim, estou pronto para conversar e trabalhar em prol de um projeto de nação e de nosso equilíbrio econômico. Ações para atuar face à questão fiscal do País são URGENTES e, para tal, devemos estar acima de quaisquer projetos políticos ou pessoais. O Brasil precisa conter