seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Fogo consome vegetação no cerro do Batuva

Nesta quarta (29), o Corpo de Bombeiros Militar registrou diversos focos de incêndio em Livramento
Foto: Lucas Noro/AP

Ao longo desta quarta (29), diversos focos de incêndio em vegetação foram registrados em Sant’Ana do Livramento, mas foi nas imediações do lago Batuva que o fogo chamou atenção da população da cidade e causou preocupação aos moradores do entorno.

Nas primeiras horas da tarde, o Corpo de Bombeiros Militar de Sant’Ana do Livramento passou a atuar intensamente na contenção de diversos focos de incêndio nas imediações do lago Batuva, passando pelo bairro Simón Bolívar até regiões próximas como o bairro Planalto e a Vila Real.

O fogo acabou consumindo boa parte da vegetação presente no local, que encontra-se seca devido ao calor típico de dezembro e da ausência de chuvas, que vem assolando Sant’Ana do Livramento e Rivera.

Segundo o Sargento Comby, comandante da guarnição dos Bombeiros que vem atuando no local, é muito importante que a população colabore para que incêndios como este não se torne comuns na cidade: “Pedimos sempre para que a população não coloque fogo na vegetação para ‘limpar’ o pasto, nem em lixos. Atitudes simples podem evitar tragédias”, destacou o Sgt Comby.

Ele destacou ainda que o trabalho do Corpo de Bombeiros seguirá pela madrugada até que os focos de incêndio sejam contidos e não representem perigo à população que vive no entorno: “Estivemos trabalhando desde cedo e ficaremos pela noite enquanto for necessário”, finalizou o comandante da guarnição que atendeu às ocorrências.

A equipe de reportagem do Jornal A Plateia esteve presente ao longo da noite e durante o início da madrugada e registrou uma diminuição significativa nos focos de incêndio, que já consumiu a maior parte da vegetação do cerro do Batuva. O Corpo de Bombeiros Militar destaca também que continuará trabalhando ao longo da madrugada. Até o momento, a população dos bairros próximos não corre risco de ter suas residências atingidas.

Para chamadas de emergência ao Corpo de Bombeiros Militar de Sant’Ana do Livramento, o número é o 193.

 

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem