sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

NOVO ANO, NOVOS DESAFIOS

TENENTE-CORONEL ZUCCO
Deputado Estadual/PSL

Vivemos a época de balanços na vida pessoal e profissional. São também comuns as projeções para o novo ano que chega com oportunidades, desafios e incertezas. Uma vez mais o país enfrentou momentos de apreensão, resultado da pandemia que reitera a geração de novas variantes e cepas desconhecidas, ameaças permanentes.

O Brasil é um país com incrível capacidade de se reinventar, mas também se destaca pelo esforço incansável de parcela da opinião pública para desacreditar o potencial da nossa gente na superação de crises. Os “profetas do Apocalipse” são incansáveis a partir de narrativas com críticas levianas, sem fundamento, baseadas em paixões ideológicas que escamoteiam a verdade.

Cerca de 80% da população brasileira está imunizada. Desde a descoberta do vírus oriundo da China o Presidente Bolsonaro deflagrou um conjunto variado de medidas urgentes. No bojo destas iniciativas se destaca a transferência de bilhões para os Estados para o combate da pandemia, prerrogativa exclusiva, aliás, definida pelo STF. Além disso – o que pouco se divulga – são outros bilhões para compensar as perdas da economia (recolhimento de tributos), reflexo do “fecha tudo, fica em casa, a economia se vê depois”.

O SUS, demonizado por aqueles que desconhecem o modelo, sustentou as medidas sanitárias, salvou milhões de vidas. Aí também se inclui a vacinação em massa, comprovando que se trata do sistema de saúde sem similar no mundo.

Além disso, desempregados e pessoas em vulnerabilidade social foram contemplados com a concessão de auxílio emergencial, entre outros benefícios. Recursos vultosos também foram encaminhados diretamente a pequeno e microempresários, evitando a perda de mais empregos. Ironicamente a classe artística e trabalhadores do setor – sempre refratários em reconhecer os avanços do Governo Federal – também recebera ajuda para minimizar as dificuldades da crise sanitária.

2022 chega repleto de desafios, também é ano de eleições, culminância da democracia do sistema em que a vontade do cidadão é soberana pelo voto. É prática corriqueira por aqui, mas inexistente há décadas em diversos países que por incrível que pareça ainda inspira algumas lideranças políticas brasileiras que aplaudem estes modelos antidemocráticos.

Jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA

Sábado dia 03/05 as 14hs no campo da URCAMP anexo a universidade. Um jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA, Vademaski e Ovelhas Negras, dividirão o campo em uma partida de interação e diversão entre as universidades. Venha participar, traga seu mate e família para assistir e incentivar o esporte entre estudantes. Organização : Diretório Acadêmico do Curso

Resumo de sexta-feira – 02/05/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Presidente do INSS vai responder diretamente a Lula e AGU   O ESTADO DE S. PAULO – Tarifaço afasta investidores dos EUA; Europa é o primeiro destino   FOLHA DE S. PAULO – Sobe para 9% parcela que nega risco de mudanças climática, diz Datafolha   O GLOBO