seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Agenda Urbana Binacional é lançada oficialmente

Projeto parte da cooperação internacional com a União europeia
Foto: Marcelo Pinto/AP

Na manhã de segunda-feira (13), ocorreu o lançamento da Agenda Urbana Binacional, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do indentente da cidade de Rivera, Richard Sander e da prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco e demais secretários municipais.

A Agenda Urbana tem como objetivo promover uma estratégia de cidades integradas, permitindo reduzir as desigualdades em relação às cidades gêmeas da fronteira gerando sinergias e transformando todo o território num polo de referência em sustentabilidade urbana, inclusão social e governança coordenada.

O projeto foi apresentado pela técnica Sandra Severo d’Abreu e definirá estratégias de desenvolvimento de toda área urbana de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Coordenada pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, tem como período para ser executado em 36 meses.

“A ideia é conceder um sistema inovador para gestão de resíduos, além de melhorar a saúde ocupacional e as condições sociais e sanitárias dos coletores”, destacou Sandra.

O plano prevê a criação de um gabinete de cooperação e outro de acompanhamento, composto por dois níveis de responsabilidade, sendo político e técnico.

O Comitê de Acompanhamento Político está composto pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, Centro Beneficente Maria Abegahir, Sebrae, Unipampa, Uergs, Ifsul, Acil e Câmara Municipal de Vereadores.

Os objetivos políticos do projeto são estruturar a zona social de comércio livre Santana-Rivera em referência à integração do Mercosul; lançar uma experiência de desenvolvimento local conjunto através da integração; organizar o primeiro Congresso de Fronteiras de Mercosul e identificar reformas e enquadramentos legais que possam ser promovidos pelo parlamento do Mercosul.

O intendente da cidade de Rivera, Richard Sander destacou a oportunidade de ter recursos de extrema importância e experiência de dois países, Espanha e Portugal.

“Somo comunidades parecidas e com necessidades parecidas, agora temos que trabalhar em conjunto. É importante para o turismo ter cidades limpas, que os turistas possam disfrutar de cidades irmãs com mais de 170 mil habitantes, que tem uma vida em comum e que nos permita ser o centro de milhares de visitantes que movem nossa economia”, destacou Sander.

Para a prefeita Ana Tarouco, este é o momento de olhar as duas cidades como sendo únicas, pois as dificuldades de ambos os municípios repercutem entre os países, convergindo as realidades.

“Esse projeto é grandioso não só pelas questão dos resíduos sólidos, da redução do lixo, sustentabilidade, da geração de emprego e renda, da inclusão social. Mas o passo mais importante é a comunicação com Rivera. Essa agenda urbana vai nos permitir que conjuntamente possamos buscar outros recursos fora daqui”, disse Tarouco.

 

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem