qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Os bastidores da reabertura das fronteiras terrestres no Brasil

Notícia repercute em Buenos Aires e Montevideo e turistas já se preparam para entrar no lado brasileiro
Secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli e o deputado Frederico Antunes – Foto: Cristiano Guerra/ALRS

O anúncio feito pelo governo brasileiro, nesta quinta-feira (09), com a notícia da reabertura das Fronteiras Terrestres entre o Brasil, Argentina e Uruguai marcada para o próximo sábado (11), repercutiu com força nos três países. Poucos sabem que a articulação dela se deu durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Argentina), entre o líder do governo do RS, deputado Frederico Antunes (PP), o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini e os deputados Luís Augusto Lara (PTB) e Luiz Fernando Mainardi (PT), o Embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli e o ministro do Turismo do Uruguai, Tabare Vieira com os ministros do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, Ciro Nogueira e o deputado federal Covatti Filho. Na ocasião, os gestores públicos solicitaram aos ministros que o Brasil autorizassem, o mais rápido possível, a reabertura terrestre e marítima das fronteiras do Brasil, em especial, com a Argentina e o Uruguai.

A conversação se deu de maneira imediata, durante uma reunião no estande do ministério do Turismo da Argentina, na Feira. Na oportunidade, os deputados conversaram por videoconferência com o ministro Onyx Lorenzoni.

O deputado Frederico Antunes comemora e enfatiza que “a reabertura terrestre das fronteiras trará além de uma reciprocidade entre Brasil, Argentina e Uruguai, o reaquecimento do turismo de compras e local junto às cidades fronteiriças do Rio Grande do Sul”. Isso porque, até então, somente os brasileiros podiam ingressar na Argentina e no Uruguai por via terrestre, o que não acontecia com os mesmos para ingressarem no Brasil. Cenário este que vai mudar no próximo sábado, dia 11 de dezembro.

Frederico também fez a articulação com o ministro Tabaré Viera – Foto: Rodrigo Evaldt/AP

As exigências para a entrada no Brasil por via terrestre serão o Certificado de Vacinação Contra Covid-19 bem como o teste negativo do tipo RT-PCR, conforme a Portaria Interministerial nº 661, de 8 de dezembro de 2021. O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, classifica a reabertura por via terrestre como “uma vitória para o Turismo”. Santini aponta que “a reabertura vai aumentar o fluxo de turistas no Rio Grande do Sul e por consequência vai impulsionar a economia em toda cadeia do turismo”.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.