ter, 8 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Ano letivo começa 21 de fevereiro em 2022 na rede estadual

De 14 a 18 de fevereiro serão realizadas jornadas pedagógicas nas escolas

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) anunciou o calendário oficial do ano letivo no Rio Grande do Sul para 2022. De acordo com a portaria publicada pelo Governo do Estado, as aulas na rede pública estadual no ano letivo de 2022 ocorrerão no modelo presencial e iniciam no dia 21 de fevereiro e se encerram dia 16 de dezembro.

A Seduc informou que o recesso escolar ocorrerá entre os dias 25 e 31 de julho e o início do segundo semestre está marcado para o dia 1º de agosto. Já de 14 a 18 de fevereiro será realizada a Jornada Pedagógica, atividade que trará orientações para as equipes das escolas.

A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:

800 horas para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais;

833 horas no Ensino Fundamental – Anos Finais;

1000 horas no Ensino Médio Diurno e Noturno;

1400 horas para as Escolas em Tempo Integral;

400 horas nas Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos.

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Não podemos tolerar que escolas sejam alvo de ataques! É preciso proteger nossos jovens estudantes, professores e colaboradores do sistema educacional para que não sejam alvos de psicopatas. O ataque à faca, hoje, na escola Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação/RS, deve ser apurado com rigor! Minha solidariedade às famílias das três crianças feridas nesse condenável ato de barbaridade. #segurançapublica #escolasegura

NOTA OFICIAL — Securitização das dívidas rurais

  O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), defendeu nesta terça-feira (8), durante a reunião de líderes partidários, a inclusão na pauta do plenário da Câmara do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos. A proposta busca oferecer uma saída concreta e urgente para milhares de agricultores altamente endividados em razão das