qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Somos controlados?

A modernidade exige, sim, exige que evoluamos, que acompanhemos (ou pelo menos tentemos) as novidades da tecnologia.
Recomendo o documentário na Netflix, o Dilema das Redes. Se visto com bastante atenção, é assustador. Gente, é de pasmar a manipulação que sofremos pelo Google, Youtube, Instagram, Facebook e afins. Gestos simples, quase automáticos, como olhar umas duzentas vezes por dia nosso celular, gestos que consideramos tão inocentes, tão sem propósito, tão rápidos, mas que sequer suspeitamos de como somos manipulados, de como somos induzidos, até de forma inconsciente, a tomar decisões.
Pesquisando na internet o significado da palavra copywriter, encontrei um anúncio assim: A empresa X necessita de copywriter que deverá desempenhar …
Realizar reuniões de briefing, debriefing, entrevistas com especialistas para entender a demanda, traçar estratégias e planejamentos de copy;
Escrever textos persuasivos (copy) em para diversos canais, como anúncios digitais, carta de vendas, páginas de vendas, ad-vetoriais, e-mail marketing, scripts de CPLs e vídeos de vendas e outros formatos; Realizar de revisão campanhas e textos;
Colaborar com criativos.
Na hora fiquei impressionada com a quantidade de palavras em Inglês que fui obrigada a buscar a tradução para poder entender o anúncio, e de quebra me atualizar. Piada, né gente? Não, não é. A empresa estava solicitando (e descrevendo) um profissional que mais parece um ET. Os mais desavisados (assim como eu) se assustariam com tamanha enxurrada de termos estrangeiros, só que se esqueceram de algo tão trivial e necessário que se chama REVISÃO do anúncio. Ah, claro se vocês forem traduzir cada termo em inglês vão entender que tudo é direcionado ao controle dos consumidores, induzindo-os a COMPRAR, COMPRAR, COMPRAR, quanto mais consumir mais eles ganham, é claro. Afinal o objetivo é esse.
E continuemos sendo induzidos e manipulados pela publicidade a comprar e agir conforme os interesses dos que estão no controle. Ah, esqueci de dizer que a empresa oferece Gympas

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos