seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Sant’Ana do Livramento inaugura delegacia de proteção animal

Foto: Debora Castro

Foi inaugurada na tarde da última terça-feira (30), em Livramento, a Delegacia de Polícia Amiga dos Animais. A cerimônia contou com a presença de autoridades sociais e políticas do estado, entre elas: Secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker; vereador Rafael Castro (PSB), representando a Câmara de Vereadores; Delegada Regional, Patrícia Sanchotene, além de representantes de ONG’s de proteção animal.

A iniciativa da Polícia Civil do estado foi lançada em abril deste ano, desde então, criou-se cartórios especializados na investigação de casos envolvendo maus tratos e crueldade com os animais. Inicialmente, o projeto contou com a adesão de 15 delegacias na capital, interior do estado, e na região metropolitana. Para a Delegada de Polícia Titular da 1ª Delegacia de Livramento, Giovana Muller, a iniciativa é uma via de mão dupla: “Com essa inauguração, a gente firma uma parceria de que quando houver estes registros de ocorrência, principalmente aqueles vinculados a causa, aos protetores independentes, à ASPA e às veterinárias, para que eles possam nos ajudar”, destacou.  Ainda durante a formalidade, a secretária Regina Becker frisou a importância do legislativo e executivo atuarem em conjunto no auxílio à proteção animal, segundo ela, “não adianta implantar uma delegacia de proteção animal se o legislativo não está presente e se o executivo, sobretudo, não estiver presente. Uma rede articulada possibilita que a gente tenha resultados efetivos”.

No fim da cerimônia, os convidados puderam visitar as novas instalações do cartório dos animais, e conhecer melhor o trabalho que será desenvolvido a partir de agora.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem