seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Com salas interditadas, alunos são obrigados a assistir aula no pátio

Desde 2019, Direção aguarda restabelecimento das aulas do educandário
Foto: Marcelo Pinto/AP

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pacheco Prates estão assistindo a aula no pátio da escola, após algumas salas terem cedido durante obras na sede do educandário. A denúncia foi feita pelo vereador Aquiles Pires (PT), na manhã dessa quinta-feira (25), em Sant’Ana do Livramento. Segundo a Direção, a Escola faz um rodízio com as turmas para definir quem assiste aula na sala e que precisa ficar no pátio.
Segundo o parlamentar, já em abril do ano passado, quando o seu gabinete fez um raio X das escolas municipais, o problema foi detectado e denunciado ao Executivo para que tomasse uma providência. De lá para cá, três secretários assumiram a pasta de Educação, mas até o momento nenhuma atitude foi tomada. “Uma empresa foi contratada para construir a cobertura da quadra da escola e, ao desbarrancar as arquibancadas, a estrutura das salas de aula acabaram cedendo em alguns pontos”, explicou o parlamentar.

Foto: Marcelo Pinto/AP

Nessa semana, o vereador foi chamado mais uma vez no educandário por pais de alunos. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação não listou a Escola Pacheco Prates para turmas de alunos no 1º ano do ensino fundamental. Segundo a diretora da escola, Tânia Har, haverá somente uma turma de primeiro ano para os atuais alunos que estão na pré-escola, não tendo abertura de novas vagas. “Vamos dar continuidade às aulas para os nossos alunos que hoje estão na pré-escola”, afirmou Tânia.
Procurada, a secretária de Educação, Sandra Pontes afirmou que aguarda um projeto da Secretaria de Planejamento para dar início à licitação para a construção de uma contenção nas três salas de aula interditadas pela Defesa Civil. A previsão de início das obras, segundo ela, é de 21 de janeiro, quando inicia o recesso para as férias escolares.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem