A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou, nessa quinta-feira (25), a concessão do título honorífico referente ao Campeonato Gaúcho de 1918 ao Esporte Clube 14 de Julho. Junto ao clube, receberão a honraria o Brasil de Pelotas e o Cruzeiro.
O diretor de Esporte do 14 de Julho, Adriano Trindade, celebrou o título que veio após um grande esforço do clube. “Ao longo dos últimos três meses, comecei a conversar com o presidente da FGF para saber como estava a situação do E.C. 14 de Julho na Federação e ambos tocamos no assunto do reconhecimento desse título de 1918. A partir daí, providenciamos todos os documentos que nos foram solicitados e, agora, recebemos com muita felicidade a notícia desse reconhecimento”, destaca Adriano, que garante: “Faremos um grande evento para a apresentação oficial deste título para toda a comunidade santanense”.
O título honorífico é uma homenagem aos três clubes que, após terem sido vencedores de suas respectivas etapas regionais, disputariam o triangular final para definir o primeiro campeão gaúcho de futebol da história, no entanto, a disputa foi cancelada devido à epidemia da gripe espanhola que se instaurou no Estado, em 1918. A FGF anunciará nas próximas semanas a data da solenidade que irá oficializar o título e entregará o troféu ao Leão da Fronteira.


Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados
O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania