seg, 17 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero emite carta a comunidade da fronteira

Logo do Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero.

Matéria edita após contraponto enviado pela Coordenadora Interina do CRM, Ana Paula Martins.

Na noite de quinta-feira (25), mulheres que integram o Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero de Sant’Ana do Livramento divulgaram uma carta aberta à comunidade da fronteira sobre a atual situação da rede de apoio às vítimas de violência no município. 

Na carta, as mulheres expressam a falta de profissionais exclusivos para atendimento no Centro de Referência da Mulher (CRM), bem como os 25 casos de feminicídios registrados no Uruguai, em 2021.  

Procurada, a coordenadora do CRM, Ana Paula Martins informou que o Centro possui um carro que esta sem rodar desde 2019, “em 2021 a prefeita assinou a cedência e em breve o carro já estará disponível para podermos realizar o trabalho de campo”.

Além disso informou que “a informação não procede, o CRM conta com coordenadora interina, com atendimento jurídico, advogada Natália que estava afastada devido a uma intervenção cirúrgica, temos uma advogada que estava dando suporte para o CRM, temos uma psicóloga que realiza o atendimento, ressalto que está tramitando na Câmara de vereadores um Projeto de lei esperando a aprovação para contratação de profissionais para suprir equipamentos” destacou Ana Paula. .

Confira na íntegra a carta assinada pelas Mulheres do Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero.

 

CARTA DAS MULHERES DA FRONTEIRA

 

Neste Dia de Luta pela Eliminação da Violência contra a Mulher, o FÓRUM BINACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO completa dois anos desde sua criação. Com objetivo de ENFRENTAR A VIOLÊNCIA SEXISTA NA NOSSA FRONTEIRA, reúne mulheres de Santana do Livramento e de Rivera e promove ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento das violências contra as mulheres e da violência sexual contra crianças e adolescentes. 

Aproveitamos a data de hoje #25NOVEMBRO para INFORMAR A COMUNIDADE que desde 2019, quando o Fórum foi criado, procuramos por diversas vezes as diferentes gestões da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento solicitando melhorias na prevenção e no enfrentamento à violência contra as mulheres no município, e encaminhamos reivindicações conforme determina a Lei 11. 340/2006 (Lei Maria da Penha), entretanto NADA foi colocado em prática. Reafirmamos que a Lei Maria da Penha deve ser cumprida e que os DIREITOS DAS MULHERES DE VIVER SEM VIOLÊNCIA deve ser respeitado em todos os lugares, inclusive no município onde vivemos. 

Entregamos pautas urgentes como: 1) Contratação de EQUIPE MÍNIMA de profissionais para atuação exclusiva no Centro de Referência da Mulher Prof. Deise composta por Psicóloga, Assistente Social e Advogada, entretanto fomos informadas que atualmente NENHUMA profissional psicóloga, advogada ou assistente social trabalha somente no CRM; 2) Criação de NÚMERO DE WHATSAPP para contato de mulheres em situação de violência com profissionais do CRM durante a Pandemia de COVID-19; 3) Realização de BUSCA ATIVA por parte de profissionais do CRM para aumentar o número de atendimentos que é muito baixo em relação a cerca de 173 MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA fiscalizadas este mês pela Patrulha Maria da Penha no município; 4) Disponibilização de VEÍCULO COM MOTORISTA para atender de maneira específica as demandas do CRM, entre outras. 

Vivemos na Fronteira Santana do Livramento-Rivera uma pandemia de violência contra as mulheres. Continuaremos exigindo nossos direitos e lutando contra essa realidade. ENFRENTAR A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES deve ser PRIORIDADE nas políticas públicas nessa fronteira, onde sequer são preservados o mínimo desses direitos. A LEI É CLARA É DEVE SER CUMPRIDA na sua integralidade e não ficar à mercê dos interesses políticos partidários. É necessária uma maior ARTICULAÇÃO ENTRE AS REDES de proteção às mulheres em situação de violência nos dois municípios, ESTRUTURAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES que integram a rede, bem como AGILIDADE DOS PROCESSOS que envolvam violência contra mulheres para que assim haja uma resposta judicial para as vítimas e para toda a sociedade. Precisamos que os ÓRGÃOS FISCALIZADORES (Ministério Público, Defensoria Pública) exerçam seu papel e tomem as medidas judiciais cabíveis para que a LEI MARIA DA PENHA SEJA CUMPRIDA em Santana do Livramento.

Com respeito ao CONTEXTO ATUAL NO URUGUAI, consideramos que as CONQUISTAS ALCANÇADAS SE ENCONTRAM EM PERIGO, devido à falta de investimento de recursos por parte do governo nacional para implementar as ações necessárias para a prevenção, ação e abordagem da violência de gênero garantidas na Lei N° 19.580. Também evidenciamos um DESMANTELAMENTO DAS EQUIPES TERRITORIAIS E DAS UNIDADES que atendem a temática da violência de gênero, reduzindo funcionários(as) e técnicos(as), deixando esses SERVIÇOS EM COLAPSO e sem capacidade de atenção imediata das consultas que não param. 

NO URUGUAI, EM 2021 até agora foram registrados 25 FEMINICÍDIOS, sendo dez a mais do que em 2020. A VIOLÊNCIA DE GÊNERO deve ser abordada DE MANEIRA INTEGRAL e atendida como um FENÔMENO PREOCUPANTE dentro de nossas sociedades dado que NÃO AFETA SOMENTE AS MULHERES, MAS TAMBÉM A SEUS FILHOS E FILHAS vítimas dos feminicídios que devem ser vistos como responsabilidade da sociedade em seu conjunto.

A RESPONSABILIDADE É DO ESTADO. Mulheres de ambos os lados da fronteira coincidimos que É NECESSÁRIO MAIOR PRESENÇA DO ESTADO em todos os níveis. É necessário PREVENIR PARA NÃO LAMENTAR

VIVAS NOS QUEREMOS!

Assinam as Mulheres do Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero.

 

 

Debora Castro

[email protected]

Internacional é Campeão Gaúcho de 2025 e Torcedores Celebram nas Ruas

Na tarde deste domingo (16), o Sport Club Internacional conquistou o título do Campeonato Gaúcho de 2025, encerrando um jejum de nove anos sem erguer a taça estadual. A conquista ocorreu após um emocionante clássico Gre-Nal disputado no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Com vantagem conquistada no primeiro jogo da final, quando venceu o Grêmio por 2 a 0 na

Bolsonaro e Zucco montam estratégia para votação do PL da Anistia

Após manifestação em Copacabana, as conversas seguiram na casa do ex-presidente na Barra da Tijuca Milhares de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se reuniram na praia de Copacabana, neste domingo (16), no Rio de Janeiro, em um ato público em defesa da anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro de 2023. O evento contou com a presença de

Homem é preso por tráfico de drogas durante operação “Cerco Fechado”

Na noite deste sábado (15), a Brigada Militar, por meio da equipe da ROCAM, prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas durante uma abordagem de rotina na rua Hónorato Chaves, localizada no bairro Umbu. A ação fez parte da operação “Cerco Fechado”, que visa coibir a criminalidade na região. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram com o