sex, 21 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

Comunidade Escolar da rede estadual vai às urnas para escolher equipe diretiva

Pleitos acontecerão nos próximos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em 24 escolas
Coordenadora, Ana Alice (Foto: Marcelo Pinto/AP)

As comunidades das escolas da rede estadual de ensino irão às urnas nos próximos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, para escolher suas equipes diretivas. Em Sant’Ana do Livramento, o processo eleitoral acontecerá em 24 escolas, sendo que 22 são chapas únicas.

Chapa única é a realidade da Escola Vitéllio Gazapina, com a candidatura da professora Ida Larruscain, que já é a diretora e candidata à reeleição. Ida diz que é “desafiador e ao mesmo tempo envolvente estar à frente de uma escola nestes tempos de tantas mudanças. ”  

A professora falou sobre ser a única candidata. “O fato de ter uma só chapa concorrente acredito ser pela opção dos colegas pela regência, mas sempre apoiando, apontando soluções e sugerindo atividades ou ideias que vão ao encontro da proposta pedagógica da escola. ” 

Complementando, Ida relatou que na Vitéllio Gazapina, todos se envolvem nos processos criativos e de atendimento ao educando. “Uma chapa concorrente demonstra o aval do grupo para que possamos, juntos, dar continuidade ao que nos propomos”, finalizou.

Os educandários Hector Acosta e Maurício Cardoso, não terão processo eleitoral, uma vez que não tiveram nenhuma chapa registrada para concorrer à direção. Neste caso, o diretor será indicado de acordo com a legislação da gestão democrática, pela Coordenadoria Regional da Educação.

Na 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi montada uma comissão interna para coordenar todo este processo de eleições de diretores. “Nós somos em oito pessoas, o processo é desde o lançamento do cronograma, veio o lançamento do edital pela secretaria de Educação do Estado com toda legislação pertinente, que passamos para as escolas ainda no mês de setembro e aí eles tiveram um período para as inscrições, agora já foram homologadas estas chapas, e também estão na parte da campanha eleitoral e a previsão das eleições para o dia 30 de novembro e 1º de dezembro”, explicou a coordenadora Ana Alice Campagnaro.

Este ano, a eleição será com as cédulas eletrônicas e a votação é presencial, tanto para o segmento pais e alunos, quanto para os professores e funcionários, todos devendo comparecer na escola para votar entre 08h e 21h. A votação será feita em Chromebook que no final vai gerar a lista de votantes com o número de votos para ver se a chapa se elegeu ou não e se atingiu o quórum mínimo para ter validade a eleição. 

A partir do dia 03 de dezembro, será divulgada e feita a homologação das chapas eleitas e posteriormente terá o trâmite do processo de empossar os novos gestores do período 2022-2025 nos sistemas, trabalho que é feito pela Coordenadoria.

Cresol realiza a Assembleia de 2025, em Sant’Ana do Livramento

Na noite desta quinta-feira (20), o CTG Sinuelo do Caverá, em Santana do Livramento, foi palco da pré-assembleia da Cresol 2025. O evento reuniu cooperados e lideranças da instituição para apresentar resultados financeiros, discutir a gestão da cooperativa e planejar o futuro. Durante o encontro, foi oferecido um jantar aos participantes, proporcionando um momento de confraternização e aproximação entre os

Luis Carlos Silva é homenageado pelo Lions Clube

Na noite da última quarta-feira (19), o Lions Clube de Santana do Livramento promoveu uma emocionante homenagem ao empresário Luis Carlos Silva. O evento ocorreu na sede da instituição, localizada na rua dos Andradas, número 1080, e contou com a presença de diversos membros da comunidade e autoridades locais. Durante a solenidade, Luis Carlos Silva foi surpreendido ao descobrir que

Nota à Imprensa – Governo incompetente é assim: a conta sempre vem com juros.

A oposição recebe com muita preocupação a decisão do Banco Central de elevar a taxa básica de juros (Selic) para 14,25%, o maior patamar desde 2016. Esse aumento afeta diretamente o trabalhador brasileiro, tornando o crédito mais caro, dificultando o acesso a financiamentos e reduzindo o consumo, o que pode levar a mais desemprego e desaceleração econômica. Além do impacto