sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Com salas interditadas, alunos são obrigados a assistir aula no pátio

Desde 2019, Direção aguarda restabelecimento das aulas do educandário
Foto: Marcelo Pinto/AP

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pacheco Prates estão assistindo a aula no pátio da escola, após algumas salas terem cedido durante obras na sede do educandário. A denúncia foi feita pelo vereador Aquiles Pires (PT), na manhã desta quinta-feira (25), em Sant’Ana do Livramento. Segundo a Direção, a Escola faz um rodízio com as turmas para definir quem assiste aula na sala e que precisa ficar no pátio.

Segundo o parlamentar, já em abril do ano passado, quando o seu gabinete fez um raio X das escolas municipais, o problema foi detectado e denunciado ao Executivo para que tomasse uma providência. De lá para cá, três secretário assumiram a pasta de Educação, mas até o momento nenhuma atitude foi tomada. “Uma empresa foi contratada para construir a cobertura da quadra da escola e, ao desbarrancar as arquibancadas, a estrutura das salas de aula acabaram cedendo em alguns pontos”, explicou o parlamentar.

Nessa semana, o vereador foi chamado mais uma vez no educandário por pais de alunos. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação não listou a Escola Pacheco Prates para turmas de alunos no 1º ano do ensino fundamental. Segundo a diretora da escola, Tânia Har, haverá somente uma turma de primeiro ano para os atuais alunos que estão na pré-escola, não tendo abertura de novas vagas. “Vamos dar continuidade às aulas para os nossos alunos que hoje estão na pré-escola”, afirmou Tânia.

Procurada, a secretária de Educação, Sandra Pontes afirmou que aguarda um projeto da Secretaria de Planejamento para dar início à licitação para a construção de uma contenção nas três salas de aula interditadas pela Defesa Civil. A previsão de início das obras, segundo ela, é de 21 de janeiro, quando inicia o recesso para as férias escolares.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e