sáb, 6 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Santa Casa pode encerrar maternidade por falta de médicos

Segundo informações, profissionais não querem firmar contrato com condições impostas pelo hospital

Sant’Ana do Livramento poderá parar de oferecer o serviço de maternidade na Santa Casa de Misericórdia por falta de médicos. Segundo a direção do hospital, os profissionais obstetras não têm interesse em preencher as vagas pelas condições de trabalho, tal como, o contratante não saber dimensionar quantas vezes o obstetra terá que ir ao hospital durante o dia, pois não se sabe quantos partos vão acontecer. Estes profissionais não são funcionários do quadro do complexo hospitalar e sim autônomos, tendo o direito de firmar contrato ou não.
Para a diretora Leda Marisa, esta situação não é nova e não é um problema isolado, mas que já busca soluções. “A gente está tentando buscar outras possibilidades, mas este é um risco concreto e temos trabalhado com isto junto ao Ministério Público, junto ao Sindicato dos Médicos, para que os profissionais da cidade se sensibilizem, para que a gente consiga manter uma escala que viabilize o serviço”, explicou.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia