dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Livramento aguarda decreto estadual para reduzir idade da 3ª dose

Governo Federal anunciou ampliação da dose de reforço para toda população adulta
Foto:Matias Moura/AP

A secretaria Municipal de Saúde de Sant’Ana do Livramento está aguardando a publicação de um decreto estadual, para reduzir a faixa etária de vacinação com a terceira dose. Isso porque, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde anunciou a ampliação da dose de reforço para toda população acima de 18 anos.

Segundo a coordenadora das imunizações no município, Pâmela Martins, a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde passou a orientação para aguardar a liberação do Rio Grande do Sul para poder diminuir a faixa etária. “Então nós estamos aguardando isso aí e aguardando orientações da 10ª, por enquanto isso é a nível federal e cabe estado fica responsável para fazer a liberação, estamos aguardando”, disse.

Em Sant’Ana do Livramento, a vacinação com a 3ª dose continua para o grupo de 60 anos ou mais, sendo que, o munícipio já iniciou, nessa terça-feira (16), a aplicação dos imunizantes com o novo intervalo da 2ª para 3ª dose, de cinco meses, não sendo mais de seis meses.

Pâmela explicou que somente aguarda uma nota técnica para fazer ampliação da imunização com a 3ª dose, pois segundo ela, Sant’Ana do Livramento não registra falta de vacina. “Temos vacinas disponíveis em todos os postos de saúde”.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia