SERÁ QUE O TEU CACHORRO É FELIZ?
Cachorro se coçando, nervoso, ansioso, que briga com cães quando sai na rua, sempre tem alergia e otite.. infelizmente estão se tornando maioria no consultório. E ao mesmo tempo essa maioria é a que tem todos os cuidados possíveis dos tutores. Mas nem tudo se resolve com remédio.
TODOS OS CUIDADOS MENOS UM: A NATUREZA
Precisamos falar sobre a importância de trazer o cachorro de volta a sua natureza. Claro, convivendo conosco, morando no apartamento e tomando banho no pet. Mas também tendo acesso a rua, a grama, a plantas, água, outros animais e a atividades!
Não é normal tanta alergia, não é normal tanta otite, tanto problema no estômago. A maioria dessas doenças aparece como consequência de um problema emocional. Porque cachorro foi feito pra ser cachorro. Não gente.
É claro que é com boa intensão a caminha com cheiro de amaciante, mas ele gosta mesmo do cheiro da grama, do açude, dos bichos. É com boa intensão o banho no pet, o lacinho e o perfume, mas ele gosta de estar cheio de barro e correndo por aí. Mesmo um Lulu da Pomerânia, um vira lata, um pitbull. São todos cães e, cães são caçadores que percorrem distâncias explorando territórios.
Estamos chegando num limite entre saúde e excesso de cuidado. Também é cuidado, não tirar o cachorro de dentro do cachorro. E nós estamos aqui pra falar por eles. Estamos aqui pra que mesmo que tu não tenha tempo nem lugar, eles tenham tempo e lugar para serem cachorro.
A creche na chácara nada mais é do que um ambiente controlado onde cães podem interagir, brincar, fazer atividades físicas, mas principalmente, serem cachorro. Só assim vamos construir um indivíduo saudável. Não tem outra forma.
Nós queremos ajudar vocês a desenvolver a melhor relação possível com seu cachorro, e a melhor relação pra os dois lados. Um equilíbrio entres cachorro e gente.
Texto por Raiza Chemeris, veterinária da Climvet.